Offline
50 ANOS DO FALECIMENTO DA PATOENSE JOANNA DA ROCHA SANTOS "DONA NOCA" A PRIMEIRA PREFEITA DO BRASIL.
Locais
Publicado em 07/04/2020
Joana da Rocha Santos "Dona Noca" nasceu em 18 de dezembro de 1892 em São João dos Patos, filha de João da Rocha Santos e Feliciana da Rocha Santos, foi nomeada prefeita em 1934 pelo delegado do governo federal no Maranhão, em plena era Vargas.
Eleita novamente em 1954, exerceu o cargo de prefeita por 21 anos, se tornando uma das figuras femininas mais expressivas da história da caminhada da mulher em terras do Maranhão e por que não dizer mesmo, do Brasil.
 
Dona Noca abriu estradas que ligam São João dos Patos as cidades de Barão de Grajaú, Passagem Franca, Buriti Bravo, Pastos Bons, Nova Iorque e Paraibano, construiu o Colégio Dr. Paulo Ramos e a “Caixa dos Pobres”, obra social destinada ao aprendizado de carpintaria, tecelagem, costura, bordado, alfaiataria e outros, construiu o mercado público, inseriu a energia elétrica em nosso município, foi a primeira mulher brasileira investida na função de juíza, exerceu ainda as funções de delegada, promotora pública e juíza de paz.
 
Numa época em que o principal meio de transporte eram cavalos e jumentos, Dona Noca viajava a outros estados como Rio de Janeiro e São Paulo, onde participara de congressos, em um jipe, levando em uma destas viagens 08 dias, para chegar ao seu destino.
A residência onde Dona Noca viveu ficava localizada onde hoje funciona a casa de show Skina 10.
Dona Noca faleceu em 06 de abril de 1970 na cidade de Floriano-PI.
 
FONTE: JACKSON DUARTE.
Comentários
Comentário enviado com sucesso!