Offline
CORONAVÍRUS: Pessoa suspeita de Covid-19 e moradora de São João dos Patos
Locais
Publicado em 04/04/2020

A pessoa que foi diagnosticada como suspeita de Covid-19 em São João dos Patos estava internada no Hospital Regional Celso Rocha Santos, logo que foi diagnosticada com sintomas da doença foi imediatamente transferida para a UPA.

Os dados da pessoa, por segurança, não foram divulgadas, mas sabe que é morada de São João dos Patos e recentemente não viajou.

Todas as providências estão sento tomadas.

A Informação foi divulgada ontem, 03, pela secretaria de Saúde do Município. (veja boletim a baixo)

No dia 20 de março, o Ministério da Saúde declarou que o Brasil já apresentava transmissão comunitária do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Em outras palavras, isso significa que toda pessoa com febre e sintomas respiratórios como coriza, tosse e falta de ar se enquadra como um potencial caso suspeito de Covid-19, a doença provocada por esse agente infeccioso. Antes disso, a definição valia somente para pessoas que viajaram ou tiveram contato com pacientes infectados. Sendo assim, quem apresenta um quadro similar ao de uma gripe deve ir ao hospital?

A orientação do Ministério da Saúde é: em caso de suspeita, fique em casa por 14 dias e só procure um hospital se o problema se agravar. A Organização Mundial da Saúde também indica isolamento domiciliar por 14 dias dos demais moradores da residência.

Durante esse período, é preciso ficar atento à evolução do quadro. “Sintomas leves, como tosse e coriza prolongadas por vários dias, não são preocupantes. Mas, se houver febre alta persistente e se a tosse vier acompanhada de desconforto respiratório, procure atendimento médico imediato”, recomenda Marcelo Mimica, infectologista do Fleury Medicina e Saúde. O recado vale em dobro para os grupos de risco.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!