Offline
Projeto da vereadora Ana Paula instituído o Dia Municipal da Mulher Patoense Empreendedora
22/05/2018 15:07 em Locais

Projeto de lei em tramitação na Câmara, de autoria da vereadora Ana Paula Pavan, instituído o Dia Municipal da Mulher Patoense Empreendedora, que será comemorado, anualmente, no dia 05 de maio, passando a integrar o calendário oficial do Município.

JUSTIFICATIVA

O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é o dia 19 de novembro um dia muito importante tanto para as mulheres como para o mundo dos negócios. É nesta data que se comemora O DIA MUNDIAL DO EMPREENDEDORISMO FEMININO, que tem como principal objetivo celebrar e apoiar a entrada de mulheres no universo corporativo. No Brasil, a data foi lançada no evento Mulheres Empreendedora e o Futuro do Brasil, que ocorreu em Porto Alegre no estado do Rio Grande do Sul.

            As mulheres empreendedoras têm um papel muito importante na economia do país. De acordo com o Governo Federal, 03 em cada 4 lares são chefiados por uma mulher e, dessas, 41% tem seu próprio negócio.

As mulheres começaram a se inserir no mercado de trabalho durante a revolução industrial por causa do aumento da necessidade de mão de obra. Mas foi durante as grandes guerras mundiais que essa inserção foi mais expressiva. Desde então, o papel social das mulheres vem mudando, passando de mães, donas de casa e totalmente submissas de seus maridos para protagonistas de suas próprias vidas.

No Brasil, as mulheres ganharam mais espaço no movimento sindical na década de 1980. Com a Constituição Federal de 1988, elas conquistaram a igualdade jurídica, sendo considerados tão capazes quanto os homens. Em paralelo, a ciência foi comprovando que o funcionamento do cérebro masculino não é superior ao do feminino.

Com toda essa mudança, muitas mulheres começaram a abrir seu próprio negócio, muitas vezes, como a única opção para a sobrevivência, ou para complementação e também como fonte principal de renda. Com o passar dos anos, elas se tornaram as principais empreendedoras de alguns setores da economia do país.

No empreendedorismo, por definição, é necessário assumir riscos. O que definirá seu sucesso será a capacidade de conviver e sobreviver a esses riscos. No Brasil, os riscos para as mulheres são maiores do que para os homens. Mesmo com toda a evolução na sociedade, as mulheres ainda enfrentam muitas barreiras no hora de empreender. O consórcio internacional GEM (Global Entrepreneurship Monitor) revelou o cenário do empreendedorismo no Brasil em 2017, e os dados sobre as mulheres mostravam uma tendência de avanço, mas ainda há muito o que melhorar.

De acordo com a pesquisa, as mulheres são responsáveis por 51,5% dos novos negócios criados no Brasil em 2017. Já nos percentuais de empresas estabelecidas, ou seja, com mais de 42 meses de existência, os homens têm um histórico de supremacia, representando 57,3% do total. Essa supremacia é explicada no estudo por dificuldades enfrentadas pelas mulheres para conseguirem financiamentos, pelo preconceito no ambiente de negócios e pelas dificuldades em conciliar as demandas organizacionais e familiares.

Os setores preferidos pelas mulheres para empreender representam uma fatia relevante da economia do país. Por isso, é tão importante que o empreendedorismo feminino seja encorajado e amparado, tanto pela sociedade quanto pelos órgãos financeiros e governamentais.

            A mulher está cada vez mais ativa no mercado, seja como empregadora ou como empregada. E em alguns segmentos importantes para a economia do Maranhão já vemos isso de uma maneira mais enfática, como no varejo de confecções e nos serviços estéticos e de beleza.

Em São João dos Patos o Colégio Patoense que é dirigido por Mariana Lyra da Rocha Santos Teixeira.

Realiza a FEIRA DAS MÃES EMPREENDEDORA há três anos. Tudo começou segundo a diretora da escola, quando a  escola no objetivo de incentivar, divulgar e fortalecer o empreendedorismo materno além da troca de experiência entre as mães não mediu esforços para a realização desse grandioso evento. A primeira feira da Mãe Empreendedora foi realizada dia 05 de maio de 2016 e tem sido um grande sucesso.

Hoje a Feira da Mãe Empreendedora é reconhecida como o melhor evento voltado para o empreendedorismo materno/ feminino. 

O Projeto será votado nas próximas sessões, sendo aprovado vai a sansão da prefeita Gilvana Evangelista.

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!