A Câmara Municipal de São João dos Patos realizou, na segunda-feira (15), a 29ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura, com uma pauta extensa e marcada pela aprovação unânime de matérias relevantes para o município. A sessão ocorreu no plenário da Casa Legislativa, sob a presidência do vereador Fernando Soares de Souza.
Durante a Ordem do Dia, os vereadores aprovaram diversas indicações parlamentares, todas voltadas para atender demandas da população urbana e rural. A vereadora Rayanna Noleto apresentou a Indicação nº 259/2025, solicitando a pavimentação de 32,2 quilômetros da BR-135, no trecho que liga o povoado Dois Irmãos à cidade de Guadalupe (PI). Já o vereador Marcos do Paredão foi autor da Indicação nº 260/2025, que pede a construção de uma Unidade Básica de Saúde no bairro São Francisco.


O vereador Evangelista Brasil teve duas indicações aprovadas: a pavimentação da Rua Santiago (Rua 09), no bairro Santiago, e a construção de um quebra-molas na Rua São Raimundo, no bairro Açudinho II. A vereadora Ana Paula Pavan indicou a realização urgente de serviços de roço e limpeza na rua principal do povoado Canto Grande. O vereador Tio Jardel solicitou a implantação da rede de abastecimento de água na comunidade Pinga, na zona rural. Já o vereador Raimundo Filho indicou a construção de uma areninha esportiva no povoado Caminho Velho.
Também foi aprovada a Indicação nº 265/2025, de autoria do vereador Igor Holanda, que solicita a pavimentação ou asfaltamento da invasão de Bela Vista. Encerrando as indicações, o presidente da Casa, vereador Fernandinho Soares, apresentou a Indicação nº 267/2025, solicitando a perfuração de um poço artesiano no Morro do Santuário de São Francisco de Assis.
No campo legislativo, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei do Executivo nº 010/2025, que trata da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2026, e o Projeto de Lei nº 011/2025, que institui o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional no município. Também foram aprovados projetos de autoria parlamentar que garantem atendimento prioritário a pessoas com diabetes, reconhecem a capoeira como patrimônio cultural e imaterial e instituem o Dia Municipal da Capoeira, além da denominação de espaços públicos.
A sessão também ficou marcada pela aprovação dos Projetos de Decreto Legislativo que concedem o Título de Cidadão(ã) Patoense, com destaque para os autores das homenagens. O vereador Evangelista Brasil indicou os nomes de Marcone Pereira Brandão e Sousa e Gleydson Resende da Silva. A vereadora Ana Paula Pavan foi autora das homenagens a Jorge Ricardo Athayde Rocha e Joseane de Jesus Correia Bezerra. Já a vereadora Rayanna Rafaela Lima Sousa da Rosa indicou Nathane Fortes Medeiros para receber o título.