Offline
Sertão Maranhense como um potencial produtor de Cachaça do Estado
16/09/2017 08:02 em Locais

Raquel Araújo produziu uma matéria que foi publicado pelo Sebrae em 2011, onde destaca a produção de cachaça artesanal no Estado do Maranhão. Ela afirma que em 2007, foram produzidos cerca de 3% da produção nacional, já em 2010 a produção mais que dobrou com um faturamento de 150%.

Araújo (2011), ainda afirma que no Estado possui cerca de 450 engenhos com uma produção estimada em 2007 de 5 milhões de litros ano, envolvendo 67% da população com idade acima de 15 anos.  Segundo a mesma publicação o maranhão consome cerca de 46 milhões de litros ao ano.

De Paula (2007) afirma que mais da metade da produção cerca de 2,6 milhões de litros está concentrada no sertão Maranhense.  Tanto Araújo (2011)  com De Paula (2007), destaca que em 2007, nessa região abrigava cerca  de  216  engenhos  com  uma  produção  estimada  de  2.592.000  de  litros,  distribuída  em  10 municípios que compõem a região como: Buriti Bravo, Colinas, Mirador, Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons, São Domingos do Azeitão, São João dos Patos, Sucupira do Norte, entre elas SUCUPIRA DO RIACHÃO que se destaca no âmbito estadual com uma produção bastante considerável.

A produção de cachaça artesanal no maranhão vem sendo alvo de estudos e pesquisa que tende a mostra o produto e capacidade de crescimento assim como seu potencial produtivo no estado. A produção cachaça artesanal no maranhão, vem sendo tratada como um fator potencial gerador de riqueza e pela diversidade que a bebida alcoólica tem s e apresentado no estado, inclusive com marcas Premium e tipo exportação, afirma (colunistado Jornal, "O Estado do Maranhão", do dia 22 de abril de 2017).

A produção de cachaça no  Estado  é  sem dúvida uma  grande  oportunidade  para pequenos produtores rurais desenvolver uma atividade econômica, com visão o  desenvolvimento local. Segundo alguns dados levantados por instituições como SEBRAE, Secretária de Agricultura do Estado (SAGRIMA), existem no Maranhão apenas três marcas registradas de cachaça artesanal junto ao Ministério da Agricultura, Produção e Abastecimento que são: as Capotira e Catiroba de Brejo, a Jacobina Ouro de Balsas que aparece como a melhor cachaça do Estado com uma produção  para  exportação  e  a  VALE  DO  RIACHÃO produzida  em SUCUPIRA  DO RIACHÃO pelo SÍTIO  VERTENTES do empresário ERIVAN  HOLANDA que  tem  se destacado  no  estado  como o  maior  produtor  de  cachaça  artesanal do  Maranhão, o  que  com certeza é motivo de orgulho para a cidade ter uma empresa que se destaca no senário econômico por sua excelência na produção de um produto típico da cidade. Segundo ainda o colunista do Jornal, "O Estado do Maranhão” apesar da Jacobina Ouro ser uma cachaça mais elaborada a maior produção pertence a marca Vale do  Riachão,  com  capacidade  máxima de  produção estimada de 150 mil litros por mês.

Desenvolvimento do TCC: “A PRODUÇÃO DE CACHAÇA NO MUNICÍPIO DE SUCUPIRA DO RIACHÃO -MA: Caminhos para o Desenvolvimento Local Sustentável”

Autor: Levi de Sousa Silva

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!