Offline
Escalada de Calazar Preocupa população de São João dos Patos e Secretaria de Saúde informa não ter materias para fazer testes
12/09/2017 23:52 em Locais

 

 A população que vive principalmente nas periferias do município de São João dos Patos estão bastante preocupados com a Escalada de Calazar que está atinguindo essas pessoas.

Cachorros doentes estão transitando entre crianças e adultos ,os bairros Vila zezim,Santiago, Chapadinha e Lavanderia estão entre os locais com maiores aglomerações de cães soltos nas ruas.

Os moradores denunciam que o carro usado no recolhimento desses animais está com dificuldades de andar nas ruas devido os buracos e más condições das vias,principalmente na Vila zezim,onde além da escassez de Água, que chega a passar de 15 dias sem um pingo na torneira ,a população se depara com mais esse problema de saúde pública.

O Reporter José Reais esteve pessoalmente no bairro vila Zezinho e conversou com o Sr José Francisco ,que afirmou ter procurado a secretaria  municipal de de Saúde de São João dos patos para que alguém fosse no bairro fazer o teste de Calazar nos cães soltos nas ruas,porém a Secretaria informou que não têm material disponíveis para fazer os exames, e que estão aguardando chegar.

Em São João dos patos a doença já atingiu algumas pessoas e até mesmo caso de morte ja foi registrado causado por essa doença transmitida pelo mosquito palha, que ao picar o cachorro infectado, transmite a doença ao humano.

TRANSMISSÃO

A leishmaniose é transmitida por insetos hematófagos (que se alimentam de sangue) conhecidos como flebótomos ou flebotomíneos. Seus nomes variam de acordo com a localidade; os mais comuns são: mosquito-palha, tatuquira, birigui, cangalinha, asa branca, asa dura e palhinha. O mosquito-palha ou asa branca é mais encontrado em lugares úmidos, escuros, onde existem muitas plantas.

 TRATAMENTO

Embora o tratamento da doença seja um assunto polêmico, pois o Ministério da Agricultura determina que os animais infectados sejam sacrifícados, vale ressaltar que o tratamento não é proibido, desde que não se utilize alguns medicamentos humanos, porém é imprescindível o comprometimento do tutor em seguir a risca todas as recomendações e orientações do médico veterinário que está fazendo o acompanhamento do animal. Então fica a dica: vacinem seus animais, façam o encoleiramento e o levem regularmente ao médico veterinário.

Por REAIS Notícias 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!