Prefeito reeleito é preso pela PF minutos antes da posse
Locais
Publicado em 02/01/2025
O prefeito reeleito de Santa Quitéria, José Braga Barrozo, conhecido como Braguinha, foi preso pela Polícia Civil e pela Polícia Federal momentos antes de sua cerimônia de posse, na tarde desta quarta-feira.
A prisão está relacionada a processo judicial em que Braguinha é indiciado por suposto envolvimento com facção criminosa Comando Vermelho (CV).
Santa Quitéria fica a 222 km da capital, no noroeste cearense, vizinho a Sobral. Fica no município a famosa mina urânio e fosfato de Itataia.
A prisão se deu em cumprimento de mandado de prisão preventiva expedido pelo TRE-CE. Além da prisão, também foi decretada ordem de busca e apreensão na casa do prefeito, que foi conduzido coercitivamente a Fortaleza na companhia do deputado estadual Jeová Mota, também do PSB.
Segundo Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), a promotora Priscila Rayana de Medeiros Souza declarou envolvimento de Braguinha com o líder do Comando Vermelho da tegião, traficante Paulinho Maluco, que teria coagido eleitores do adversário Tomás Figueiredo (MDB), assim como funcionários da Justiça Eleitoral durante a última eleição.
Houve a entrega na favela da Rocinha no Rio de Janeiro (RJ), de um carro modelo Mitsubishi Eclipse Cross por parte de servidores municipais ao traficante chefe do CV.
O filho de Braguinha, vereador Joel Barroso (também PSB), assumirá interinamente o a prefeitura. Ele eleito por um voto de diferença presidente da Câmara Municipal, também em sessão realizada nesta tarde.
PSB no Ceará é comandado pelo senador Cid Gomes e por Eudoro Santana, pai do ministro da Educação Camilo Santana.