Após viralizar nas redes sociais um vídeo mostrando problemas estruturais na base da Ponte Metálica João Luís Ferreira, que liga Teresina a Timon, o prefeito diplomado da capital, Silvio Mendes, confirmou que acionou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para apurar o risco real na estrutura da ponte. A ponte é de responsabilidade da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), que enviou uma nota reafirmando a segurança da estrutura (veja mais informações ao final da reportagem).
Um dos vídeos mostra o desgaste na estrutura de concretos que fixa a base da ponte metálica, chegando até mesmo a expor a parte de ferro da base da estrutura.
Silvio Mendes lembrou o desastre ocorrido na cidade de Estreito, no Maranhão, com a queda de uma ponte que liga o Maranhão ao estado de Tocantins.
“Esse desastre que aconteceu na ponte ali do Maranhão, chama a atenção para problemas semelhantes que têm em todo o lugar. Eu vi um vídeo que mostrou a fundação da ponte e fiquei assustado, porque o vídeo fala por si. Passei a mensagem para o doutor Ribamar, que é o responsável pelo DNIT. Ele me respondeu de imediato, dizendo que é a responsabilidade da empresa de trens, eu pedi que ele tomasse algumas providências”, afirmou.
Silvio cobrou também uma posição ágil dos órgãos públicos.
“É uma ponte importante que liga Teresina a Timon. Quantas pessoas passam, quantos veículos passam todos os dias? Se essas pessoas não viram, é preciso que o cidadão comum tenha a curiosidade de filmar e de anunciar, as imagens assustam. Então é preciso que o Poder Público assuma sua responsabilidade e evite acidentes. Todo mundo sabe que evitar prevenir é muito mais importante”, finalizou.
Ponte é de responsabilidade da FTL
O Cidadeverde.com entrou em contato com o Superintendente do DNIT no Piauí, Ribamar Bastos, o gestor esclareceu que manutenção da linha ferroviária é responsabilidade da empresa Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), que possui a concessão da malha Nordeste da antiga Rede Ferroviária Federal S.A, privatizada em 1997.
A Companhia Siderúrgica Nacional, proprietária da ferrovia, também foi acionada por email, porém não respondeu até a publicação da matéria. O Cidadeverde.com está a disposição para esclarecimentos.
NOTA DA FERROVIA TRANSNORDESTINA
“A Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) esclarece que a ponte João Luís Ferreira, que liga os municípios de Teresina (PI) e Timon (MA), permanece íntegra e segura, não apresentando riscos. É importante destacar que a estrutura passou por reformas para recuperação do pavimento em 2021 e conta com laudo técnico elaborado por engenheiro especializado. Já há ações em curso para 2025 para reforma do tabuleiro (pista rodoferroviária) e, para 2026 e 2027, outras intervenções focadas em manutenções estão previstas no cronograma. Por fim, a FTL reforça que a segurança é um compromisso inegociável para a empresa.”