A situação na ponte Juscelino Kubitschek, palco de um grave acidente, segue preocupante. Na manhã desta sexta-feira (27), o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e a Marinha do Brasil confirmaram que as duas estruturas remanescentes do vão central apresentaram desequilíbrio, aumentando o risco de um novo desabamento.
Devido à instabilidade, as buscas pelas vítimas foram parcialmente interrompidas. Algumas operações seguem dentro dos limites de segurança, conforme informou o comandante-geral das buscas e resgates, Coelho Rangel. “O risco de colapso impede a atuação integral das equipes, mas seguimos trabalhando com cautela”, destacou o comandante.
Corpos Encontrados em Área de Risco
No ponto considerado mais crítico estão os corpos de duas vítimas encontrados na quinta-feira (26). Apesar de localizados, os corpos permanecem presos entre as ferragens de uma caminhonete e ainda não puderam ser removidos devido à insegurança da estrutura.
Planejamento e Equipamentos Especiais
As buscas pelos outros oito desaparecidos serão retomadas após a elaboração de um novo plano de ação, previsto para ser finalizado entre esta sexta-feira e a manhã de sábado (28). Para aumentar a segurança das operações, um equipamento especializado no monitoramento do deslocamento da ponte deve chegar ainda nesta sexta-feira. Segundo Fábio Nunes, diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, o aparelho realizará medições frequentes, de quatro a cinco vezes por dia, permitindo uma avaliação mais precisa do estado da estrutura.
A tragédia na ponte Juscelino Kubitschek exige empenho e cautela das autoridades, que buscam balancear a necessidade de avançar nas buscas com a segurança das equipes de resgate. A comunidade aguarda ansiosa por respostas e por uma solução definitiva para o caso.