O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou nesta terça-feira, 24, que a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) emitiu um novo parecer técnico informando que não há risco de contaminação nas águas do Rio Tocantins em virtude da queda de caminhões com que 22 mil litros de defensivos agrícolas e 76 toneladas de ácido sulfúrico após o desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), ocorrido no domingo, 22.
Segundo o órgão, o consumo de água na região, captada pela Caema no rio, é seguro.
“Com isso, informo que a captação da água para abastecimento de Imperatriz será retomada imediatamente. Outras análises seguem sendo realizadas, com apoio das equipes do nosso Governo do Maranhão, para garantir a segurança integral de todos”, destacou Brandão.
Em meio à crise de abastecimento de água na região, comerciantes locais foram acusados por consumidores de aumentar abusivamente o preço da água mineral.
Eles adotaram tal postura após uma verdadeira “corrida” de moradores aos estabelecimentos para estocar o produto depois de a Caema suspender o abastecimento por questões de segurança.