Nesta quarta-feira (11), a Polícia Federal, em parceria com o IBAMA, deflagrou a Operação Fractal para combater o garimpo ilegal nos municípios de Centro do Guilherme e Centro Novo do Maranhão, no norte da Terra Indígena Alto Turiaçu.
A ação tem como foco os garimpos do Cedral, Monte Árido e Pica Pau, áreas que têm sofrido impactos severos devido à exploração clandestina de ouro. Durante a operação, foram inutilizados equipamentos como máquinas, motores e utensílios usados na prática ilegal, seguindo o Decreto Federal n. 6.514/2008, que permite a destruição de instrumentos de crimes ambientais para evitar sua reutilização e novos danos à natureza.
Os agentes encontraram diversos equipamentos escondidos na vegetação. Com o auxílio de drones de longo alcance e geotecnologia, foi possível localizar os materiais. Além disso, nos pontos de garimpo foram apreendidas armas de fogo, munições e uma pessoa foi presa em flagrante por crime ambiental.
A operação contou com o apoio do Comando de Aviação Operacional, do grupo de Bombas e Explosivos da Polícia Federal, do Centro Tático Aéreo (CTA) e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.
Os crimes identificados incluem usurpação mineral, previsto no art. 2° da Lei 8.176/1991, e crime ambiental, conforme o art. 55 da Lei 9.605/1998.
O nome da operação, Fractal, faz alusão às formações geométricas das crateras vistas do alto, que lembram figuras fractais, representando o impacto visual e ambiental causado pelos garimpos.