Offline
Grupo é preso por criar site falso e desviar pagamentos de contas de luz no Maranhão
Locais
Publicado em 13/11/2024

Uma operação da Polícia Civil, denominada ‘Blackout’, resultou na prisão de pelo menos nove pessoas em Imperatriz, no Maranhão. O grupo criminoso desenvolveu sites falsos que simulavam o ambiente de pagamento online da Equatorial, concessionária de energia, desviando os valores pagos pelos consumidores.

Como funcionava o esquema?
O golpe consistia em direcionar consumidores para um site falso onde os boletos eram gerados de forma que o dinheiro dos pagamentos fosse redirecionado para contas da quadrilha. Com isso, os consumidores acreditavam que suas contas de energia estavam sendo quitadas, mas na verdade, os valores não chegavam à Equatorial, colocando-os em risco de ter o serviço cortado.

⚠️ Impacto nos consumidores
Muitas pessoas foram vítimas dessa fraude, com relatos de prejuízos e até riscos à saúde, pois algumas residências dependiam da energia para manter equipamentos médicos ou medicamentos refrigerados. Sem o pagamento efetivo à Equatorial, esses consumidores corriam o risco de cortes de energia, agravando ainda mais a situação.

Desdobramentos da operação
A operação, além das prisões, busca cumprir um total de 14 mandados de prisão e de busca e apreensão. A investigação segue em andamento para identificar mais integrantes da quadrilha e a extensão do prejuízo.

Esta é mais uma alerta para a importância de verificar a autenticidade de sites antes de realizar qualquer pagamento online. A Equatorial e outras instituições reforçam que o pagamento deve ser feito em seus canais oficiais.

Siga @sertaowebb e fique por dentro das últimas atualizações!

: Divulgação/Polícia Civil
#Fraude #Maranhão #OperaçãoBlackout #SegurançaOnline #G1MA

Comentários
Comentário enviado com sucesso!