Offline
Definida a nova desembargadora do TJMA pelo Governador Brandão
Locais
Publicado em 08/05/2024

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou nesta terça-feira (7) a escolha da promotora de Justiça Maria da Graça Peres Soares Amorim como nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Ela ingressa na vaga do Quinto Constitucional destinada ao Ministério Público do Maranhão (MPMA).

Maria da Graça Amorim recebeu a nomeação diretamente das mãos do governador Brandão, ao lado do filho Gustavo Amorim, desembargador federal do TRF-1. Com 21 votos, ela foi a segunda mais votada na lista tríplice formada recentemente, sendo acompanhada pela procuradora de Justiça Maria Luiza Martins (22 votos) e o promotor Pablo Bogéa (20 votos).

"Nomeei Maria da Graça Amorim como desembargadora do @tjmaoficial, primeira mulher a entrar para a corte pelo quinto constitucional, que envolve indicação da OAB e MPMA. A escolha reforça nosso compromisso com a inclusão feminina em posições de destaque em nosso estado", destacou Brandão.

Perfil - Graça Amorim é viúva do ex-desembargador federal do TRF-1, Leomar Amorim, e mãe de quatro filhos, incluindo Gustavo Amorim, atual desembargador federal do TRF-1, e Guilherme Amorim, juiz de Direito do TJMA. Natural de São Luís, ela é formada pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e possui uma carreira de 32 anos no Ministério Público.

Ao longo de sua trajetória, atuou em diversas comarcas do estado e também teve participação no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por requisição da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Graça Amorim expressou gratidão pela oportunidade e afirmou que pretende levar sua vasta experiência no MP para a magistratura. "Meu coração transborda de alegria por poder exercer a jurisdição, mantendo a mesma integridade, celeridade e independência que marcaram minha atuação no Ministério Público!", declarou.

 

Agora, as atenções se voltam para a escolha do membro do Quinto Constitucional pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB), para completar a lista sêxtupla e finalizar o processo de nomeação no Judiciário maranhense.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!