Presidente Jair Bolsonaro falou de suposto documento ao conversar com apoiadores na manhã desta segunda. Em nota, Tribunal de Contas da União diz que não há relatórios nesse sentido.
O Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu uma nota nesta segunda-feira (7) para negar que tenha emitido algum relatório questionando o número de mortes por Covid-19 em 2020.
No comunicado, o TCU rebate uma declaração dada pelo presidente Jair Bolsonaro na manhã desta segunda. Bolsonaro afirmou a apoiadores que um suposto relatório do tribunal lançaria dúvida sobre parte dos óbitos registrados em decorrência da pandemia.
"O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que 'em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid', conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje", diz a Corte.
Ao falar do suposto documento aos apoiadores, Bolsonaro disse que estava divulgando a informação em "primeira mão", e que "em torno de 50% dos óbitos por Covid" teriam sido registrados de forma incorreta no ano passado.
"Primeira mão para você. Não é meu, é do tal do Tribunal de Contas da União, questionando o número de óbitos no ano passado por Covid. O relatório final não é conclusivo, mas em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid segundo o Tribunal de Contas da União", declarou o presidente.
Bolsonaro também disse que divulgaria o suposto relatório do TCU à tarde – o que não aconteceu.
LEIA MAIS
Glauco, que se recuperava da Covid-19, faleceu depois de sofre infarto
Covid: Brasil registra 1.010 mortes em 24 horas; Aumenta os casos ativos e suspeitas em São João dos Patos
POLÍCIA MILITAR CONDUZ HOMEM ACUSADO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NA CIDADE DE SÃO JOÃO DOS PATOS-MA