Grupo de risco poderá retornar ao trabalho presencial após 30 dias de imunizado
Em coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (14), o governador do Maranhão, Flávio Dino, anunciou o retorno ao trabalho presencial dos grupos prioritários vacinados e a entrada de novos grupos prioritários na campanha de vacinação contra a Covid-19.
Será antecipada a partir do dia 19 de maio a imunização contra a Covid-19 das categorias de caminhoneiros, trabalhadores de transporte rodoviário, ferroviário, aéreo, aquaviário e portuário, além das pessoas em situação de rua. Esse grupo prioritário consta no Programa Nacional de Imunização (PNI).
Flávio Dino anunciou que as medidas sanitárias permanecem vigente no Estado até o dia 24 de maio. Com isso, comércio e indústria funcionam entre 9h e 21h; bares e restaurantes até às 23h; supermercados das 6h à 0h e capacidade de 50% em supermercados, academias, salões, bares e restaurantes.
A novidade, no entanto, é o retorno ao trabalho presencial nos setores público e privados dos grupos de risco imunizados após 30 dias (exceto gestantes).
A partir deste sábado (15) estão liberadas música ao vivo no Estado. Na próxima segunda-feira (17) fica autorizado eventos com até 100 pessoas. Todos devem continuar cumprindo os protocolos sanitários.
O Maranhão já recebeu do Ministério da Saúde, 2,36 milhões de doses de vacinas, com 1,85 milhão de doses distribuídas aos municípios e 1,48 milhão de doses aplicadas.
Comparado a semana anterior, onde 159 municípios aplicaram acima de 80% de doses recebidas, esta semana, 115 municípios atingiram a meta estabelecida pelo Estado, o que representa uma queda no desempenho dos municípios na aplicação das vacinas.
VACINAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Cerca de 83 mil profissionais da educação já foram imunizados no Estado, o que leva o Maranhão ao melhor desempenho na vacinação em todo o país.
Com a imunização dos profissionais da educação, as aulas presenciais poderão ser retomadas, ficando a critério das redes estadual, municipal e privadas de ensino decidirem o melhor momento.
Sobre a vacina AstraZeneca, Flávio Dino informou que o Maranhão não registrou, até o momento, nenhum caso adverso do imunizante. No entanto, por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a vacina da AstraZeneca está suspensa apenas em gestantes.
Até a próxima segunda-feira (17) serão entregues vacinas D2 da CoronaVac para 33 municípios maranhenses, que haviam usado a vacina D2 na aplicação da 1ª dose.
Estão abertas as inscrições para 2 mil bolsas no valor de R$ 250 para Agentes Jovens Ambientais. Candidatos entre 16 e 21 anos podem efetuar a inscrição até o próximo dia 23 de maio; Interessados em participar do programa devem estar matriculados ou ter concluído o ensino médio em escola pública. Os interessados em participar podem se inscrever por meio do link: https://www.trabalhojovem.ma.gov.br/
A partir do dia 19 de maio serão entregues cupons aos beneficiários do Programa Vale Gás. A entrega ficará a cargo das prefeituras municipais. Serão 115 mil beneficiados pelo auxílio. A lista completa dos beneficiados pode ser consultada no site valegas.sedes.ma.gov.br
Flávio Dino falou ainda sobre a taxa de contágio do novo coronavírus no Maranhão que está em 0,99, o que representa estabilidade no número de casos.