Inscrições em cursos de graduação do IFMA têm início nesta terça-feira (6)
06/04/2021 10:26 em Locais

Nesta edição, estão sendo ofertadas 1.660 vagas distribuídas por 15 campi.

O Ministério da Educação abre nesta terça-feira (6) as inscrições no primeiro processo seletivo em 2021 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2021). O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) adota o sistema como forma de acesso aos cursos de graduação e, nesta edição, está ofertando 1.660 vagas distribuídas por 15 campi. O critério de classificação será a nota no Enem 2020 e os candidatos poderão se inscrever de 6 a 9 de abril, no site do Sisu.

As vagas são para cursos de licenciatura, bacharelado e graduação tecnológica. Há opções disponíveis nos campi das cidades de Açailândia, Alcântara, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís – Maracanã, São Luís – Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon e Zé Doca.

No Sisu, os candidatos podem escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência. Essas escolhas poderão ser alteradas enquanto durar o período de inscrição. O resultado deverá ser divulgado no dia 13 de abril, e as matrículas dos aprovados ocorrem de 14 a 19 de abril. Quem não for aprovado em primeira chamada pode se inscrever na lista de espera até o dia 19 de abril. A partir de 22 de abril, o IFMA deverá lançar um edital complementar sobre a lista de espera.

Sistemas de cotas
De acordo com a Lei nº 12.711/2012, 50% das vagas de cada curso são reservadas aos estudantes que tenham feito todo o Ensino Médio em escolas públicas. Metade dessa cota é destinada aos candidatos com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade a candidatos que estejam em qualquer faixa de renda familiar. Em cada um desses grupos, há subdivisões que contemplam estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.

Além desses 50%, o IFMA também reserva 43 vagas para candidatos com deficiência – independente de escola de origem ou renda familiar.

LEIA MAIS

EM BURITI BRAVO-MA, UM HOMEM DE 30 ANOS TENTOU SE JOGAR DE CIMA DA CAIXA D’ÁGUA QUE ABASTECE PARTE DA CIDADE.

Brasil supera 13 milhões de casos de Covid; São João dos Patos recebe mais vacinas

SEMED firma termo de cooperação técnica com a UPR de São João dos Patos

Dr. Alexandre nomeia Hélio Pereira novo secretário de Agricultura

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!