Offline
MS considerada São João dos Patos em situação de alerta de dengue, chikungunya e zika
26/11/2016 19:58 em Locais

Uma pesquisa do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, realizado pelo Ministério da Saúde, divulgou que o estado do Maranhão possui atualmente 33 municípios em situação de alerta ou risco de surto de dengue, chikungunya e vírus da zika.

Desse total, estão em situação de risco os municípios de Amarante do MaranhãoBarra do CordaSão Domingos do Maranhão e São Mateus do Maranhão.

Já as cidades de Vargem Grande, Tuntum, TutóiaMiranda do NorteRaposaDom PedroAçailândiaSão João dos Patos, RosárioJoão LisboaBom Jesus das SelvasCarolinaChapadinhaPedreiras, Pastos Bons, Tasso FragosoCururupuGrajaúPinheiro, Balsas, São José de RibamarImperatrizPaço do LumiarAlto Alegre do MaranhãoMiradorBarão de GrajaúCaxiasColinas e Pindaré Mirim estão sendo consideradas em situação de alerta.

Ainda de acordo com o estudo do LIRAa, os municípios de Araioses, BuriticupuArariEstreitoTimonCoelho NetoLago da PedraAlto Alegre do PindaréBarreirinhasBacabalItapecuru MirimVitória do MearimCodóSanta InêsCoroatáItinga do MaranhãoPresidente DutraSanta LuziaVianaZé Doca e também a capital São Luís se encontra em situação satisfatória.

A divulgação dos dados do LIRAa contou com a participação do ministro da Saúde, Ricardo Barros, que divulgou também a nova campanha para o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e vírus da zika. Segundo o ministro, a nova campanha chama a atenção para as consequências das três doenças e a importância de eliminar os focos do Aedes. 

“Para este ano, esperamos uma estabilidade nos casos de dengue e zika. Como chikungunya é uma doença nova, e muitas pessoas ainda estão suscetíveis, pode ocorrer aumento de casos ainda este ano. Porém, para o próximo, também esperamos estabilização dos casos de chikungunya”, explicou o ministro Ricardo Barros.

Ao G1 a Secretaria de Estado e Saúde (SES) informou que o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado em outubro deste ano, contempla apenas 30 municípios maranhenses em situação de alerta e que os dados na divulgação destes dados o Ministério da Saúde levou em consideração o LIRAa do mês de agosto. Confira a nota na íntegra abaixo:

FONTE: G1/MA

 

COMENTÁRIOS