O governador Flávio Dino (PCdoB) emitiu nesta terça-feira (07) um decreto em que suspende o transporte rodoviário intermunicipal com entradas e saídas de passageiros da ilha de São Luís.
A medida já começa a valer partir das 8h desta quarta (08) e abrange a passagem pelo Estreito dos Mosquitos e o serviço de Ferry Boat.
Em relação ao transporte aquaviário, o serviço será reduzido a 1/3 do que é atualmente. Segundo o governador, o ato busca diminuir a propagação do novo coronavírus no estado e vai valer até o dia 13 de abril.
MUNICÍPIOS
O ato de suspensão das viagens intermunicipais ocorre após um pronunciamento pela internet em que o governador fez um apelo aos maranhenses para que não viajem para cidades do interior durante o feriado da Semana Santa. O governador pediu que as pessoas fizessem um ‘sacrifício’ não pelo governo, mas por suas famílias.
Flávio Dino também enviou ofício à Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) lembrando que os prefeitos podem e devem adotar medidas protetivas das suas respectivas cidades, especialmente neste período da Semana Santa.
O decreto desta terça-feira também estabelece que os prefeitos poderão editar normas complementares temporárias para disciplinar a entrada e saída do transporte intermunicipal de passageiros.
MORTES POR COVID-19 NO MA
Em menos de 24 horas, o número de mortes pelo novo coronavírus dobrou no Maranhão. Nesta terça-feira (07), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que foram registradas mais quatro mortes, sendo oito ao total.
Os novos pacientes que morreram devido à infecção do novo são três homens idosos com idades entre 50 e 94 anos e uma mulher também idosa de 79 anos. Veja a lista completa das mortes abaixo:
- Homem de 49 anos, de São Luís, com histórico de hipertensão;
- Mulher de 89 anos, de São Luís, com histórico de cardiopatia, hipertensão e câncer de mama;
- Homem de 70 anos, de São Luís, com histórico de hipertensão, obesidade e diabetes;
- Homem de 74 anos, de São Luís, com histórico de doenças no cardíacas;
- Mulher de 79 anos, de São Luís, com histórico de hipertensão, diabetes e problemas renais;
- Homem de 94 anos, de São Luís, sem histórico de comorbidades;
- Homem de 50 anos, de São Luís, com histórico de diabetes, hipertensão e obesidade;
- Homem de 64 anos, de São Luís, sem informações sobre o histórico médico.
Até a última atualização da SES nesta segunda, o estado registrava 207 casos do novo coronavírus nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Imperatriz, Timon, Açailândia e Cajapió.
NOVAS MEDIDAS
De acordo com o governador, na próxima semana deve haver o anúncio de novas medidas em relação ao isolamento social. Isso vai depender da evolução do quadro da doença. “Onde houver condições, desejamos que o mais rapidamente possível haja a retomada das atividades profissionais, comerciais e econômicas.”
“Por outro lado, se houver agravamento do quadro, podemos ter exatamente o oposto. Em locais em que haja proliferação de casos, devemos tornar as medidas ainda mais rígidas, de modo que precisamos acompanhar tecnicamente os números e precisamos de muita colaboração da sociedade”, disse.
Ele acrescentou que o Maranhão tem mantido alinhamento técnico com a equipe do Ministério da Saúde.
FONTE: Central de Notícias