Offline
EXCLUSIVO: Bloco A Paz Virou Mania lança sua marchinha para o carnaval 2020; ouça
Locais
Publicado em 25/01/2020

MARCHINHA DO BLOCO “A PAZ VIROU MANIA”  BOMBOU! BOMBOU!...

“Bombou! Bombou!...” é o refrão da marchinha do  Bloco “A Paz virou Mania”, para o Carnaval de 2020, do 35º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão, no Médio Sertão Maranhense, sob o comando do tenente-coronel Émerson Bezerra da Silva.  Há sete anos, o  bloco faz parte do calendário carnavalesco de São João dos Patos, município que sedia o projeto. “O objetivo é mostrar a relevância do trabalho da polícia militar para a construção da paz social, prevenindo a segurança pública e contribuindo para diminuir o índice de criminalidade na região. O projeto incentiva a população a ser pacífica e a orienta no exercício dos bons costumes e da boa conduta”, enfatizou o tenente-coronel Emerson Bezerra da Silva.

Para ele, o Bloco não apenas contribui para aproximar a Polícia Militar da sociedade, como também resgata a história da cidade. O bloco aborda temas que tratam da cultura e da memória do município. A cada ano, ele cresce e supera suas próprias expectativas. Em 2020, a marchinha fala  sobre  o  desempenho da PM no Médio Sertão Maranhense. “Foi a maneira que encontramos para prestar conta de nossos serviços.  Nossos dados estatísticos demonstram que tivemos, no ano passado, muitas conquistas. A maior de todas foi reduzir em 50% o índice de homicídio na Região”, pontuou o tenente-coronel.

O trabalho da PM na região também se destaca pelo desempenho do Proerd– Programa Educacional de Resistência às Drogas, com a formação de 1500 alunos no ano passado.  O projeto previne a juventude contra as drogas e a violência. “Não se combate o crime só com armas; combate-se, principalmente, com a inteligência. E uma das formas que a Polícia Militar encontrou para combatê-lo foi por meio do PROERD, aproximando a juventude e a família da Polícia Militar para que juntos possamos fortalecer a luta contra as drogas e a violência”, destacou Émerson Bezerra.

A Polícia Militar também promove as barreiras policiais na entrada dos municípios para fazer a apreensão de armas e drogas. “Pode parecer uma atividade trivial da polícia, mas é um trabalho de muita importância para proteção de qualquer cidade. Corta-se o mal pela raiz, como diz o ditado popular. Se a droga não entra no município, ela não tem como proliferar”, argumentou.

Para a assistente social Tereza Cunha, toda instituição deve amalgamar suas atividades com projetos sociais que abracem o compromisso de respeitar o cidadão e contribuir para o seu bem-estar no seio familiar. “Em 2019, o 35º Batalhão da PM fez doação de 5 toneladas de alimentos e brinquedos, e essa postura demonstra o compromisso da instituição em defesa também das famílias carentes”, observou a assistente social. Os benefícios foram direcionados àquelas famílias mais necessitadas, que passaram por triagem e, depois, cadastradas para obtenção da cesta.

Marchinhas carnavalescas -  O bloco da Polícia é o único bloco da cidade que tem marchinhas de autoria própria, da escritora, professora e compositora Wanda Cunha. “Não é fácil resumir um trabalho de tamanha relevância em uma pequena marchinha, mas procurei pontuar os dados estatísticos mais expressivos, para esclarecer a sociedade, principalmente a patoense, sobre o papel desempenhado pela instituição em favor de uma sociedade melhor, mais justa e pacífica”, confessou Wanda Cunha. Para ela, o refrão é bombástico, porque expressa o sucesso dos serviços prestados pela instituição. “Bombar é fazer sucesso, é chamar atenção. E tudo que é bom tem que bombar”, concluiu..

Carnaval 2020 – O bloco faz sua festa no domingo gordo de Carnaval (23), na AABB, a partir das 17 horas, com churrasco, cerveja, refrigerante, caldo, caipirinha, tudo à disposição dos foliões. Animação das bandas GD Fernandes e Os Potentes Elétricos. Ao final, Tereza Cunha e Wanda Cunha cantar…

Comentários
Comentário enviado com sucesso!