Numa iniciativa da vereadora Bidu Santana foi criada na Câmara Municipal de São João dos Patos a Procuradoria da Mulher, com o objetivo de proteger os direitos das mulheres patoenses, principalmente contra a violência e a discriminação.
Outro objetivo importante desta Procuradoria é ampliar a presença de mulheres na política e garantir que as vozes das parlamentares hoje eleitas sejam ouvidas.
Infelizmente, apesar de as mulheres serem mais da metade da população e representarem 52% do eleitorado nacional, o índice de representação política de mulheres na Câmara dos Deputados, por exemplo, é de apenas 10%. Tal número coloca o Brasil entre os países que apresentam os piores índices de representatividade do mundo, sendo o penúltimo pior entre os nossos vizinhos latino-americanos, à frente apenas do Haiti. A Câmara de São João dos Patos e uma exceção, das onze vagas quatro são ocupadas por mulheres, cerca de 36%.
Portaria assinada pela presidenta da Casa, vereadora Thuany Costa, designa as vereadoras, abaixo relacionadas, para constituírem a Procuradoria da Mulher da Câmara de São João dos Patos:
Vereadora Bidú Santana - Procuradora Especial
Vereadora Ana Paula Pavan - 1* Procuradora
Vereadora Rayanna Noleto - 2* Procuradora

BIDU SANTANA

ANA PAULA PAVAN
Rayanna Noleto