Offline
Prefeitura e Governo do Estado inauguram restaurante popular em São Francisco do MA
09/11/2019 22:01 em Estaduais

A Prefeitura de São Francisco do Maranhão por meio de uma parceria com o Governo do Estado realizou o ato solene de inauguração do restaurante popular na manhã deste sábado (09). O vice-governador Carlos Orleans Brandão Júnior participou do evento.

 

O município teve um dia marcado por ações em áreas como Saúde, Assistência Social, Esporte, Agricultura e Educação. A programação teve início pouco depois das 8h com a Feira da Agricultura Familiar no Mercado Público.

 

O ato de inauguração contou com a presença da Polícia Militar de São Francisco do Maranhão e da Guarda Municipal.

 

A equipe da Força Estadual de Saúde esteve, durante a programação, realizando diversos serviços voltados ao público do evento. “Nós estamos aqui para atender a todos com realização de teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, teste de glicemia capilar, aferição de pressão, consulta de enfermagem, consulta médica, avaliação de fisioterapia e entrega de medicações”, afirmou enfermeira Caroline Jordana

 

O prefeito Adelbarto Santos, acompanhado de assessores, lideranças políticas, vereadores e da população franciscoense recebeu diversos prefeitos do Médio Sertão e também o vice-governador Carlos Brandão, além dos deputados Rafael Leitoa, Cleide Coutinho e Rubens Pereira e do deputado federal Cleber Verde.

 

“Um restaurante como este vai contribuir para a segurança alimentar do município, até porque o corpo da gente é o que a gente come. Neste restaurante, todos vão ter comida de qualidade. Parabenizo ao prefeito Adelbarto e sua equipe, como também ao governador Flávio Dino por esta maravilhosa obra”, afirmou Cleber Verde.

 

Ao recordar os momentos de dificuldade financeira vividos em 1998, o prefeito Adelbarto falou com satisfação sobre o restaurante que irá servir 200 refeições por dia com o valor simbólico de R$ 2,00 para cada refeição.

 

“Muitas pessoas achavam que esta obra não sairia do papel, outras diziam: vai construir, mas não vai inaugurar. Graças a Deus, nós temos um governo do estado comprometido com São Francisco do Maranhão. Esta obra vai entrar para a história da nossa cidade. Recordo-me quando eu ia para a escola sem almoçar, passando fome, e sem tomar café, e esta obra chegou para suprir a necessidade dessas pessoas”, pontuou o prefeito.

 

O vice-governador Carlos Brandão enalteceu a obra e o prefeito Adelbarto pela habilidade em lidar com recursos em tempos de crises financeiras. “Hoje não é fácil trabalhar com toda essa dificuldade de recursos. Parabenizo ao prefeito Adelbarto e também ao governador Flávio Dino, pois estamos inaugurando várias obras esta semana, dentre elas, cinco restaurantes populares. O nosso governo e nossas finanças estão organizados. Esta obra não é apenas um restaurante popular, pois há também sala de fisioterapia, sala para aferição de pressão e glicemia, tem uma sala para aulas de gastronomia. Quando assumimos o governo, tínhamos apenas seis resturantes populares, e agora temos mais de 30 no estado, e vamos chegar a 46. Vai ser o estado com mais restaurante popular do Brasil”, considerou.

 

O estabelecimento entregue à população de São Francisco do Maranhão, segundo a nutricionista Marijose Santos, é um Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan). “Estamos inaugurando o restaurante popular em forma de Cresan. Na verdade, existe uma equipe multidisciplinar, resultado de uma parceria do governo com o município, onde todos podem contar com assistente social, nutricionista, psicólogo, educador físico e técnico em Enfermagem. Temos uma sala de capacitação para oficinas voltadas para alimentação alternativa. Esta é a diferença do restaurante popular para o Cresan”, explicou.

 

Durante a programação, que teve a animação do cantor Adonis (Voz e Violão) e do grupo Raimundinho de Sousa & Banda, houve cadastro para aração de terras, sorteio de implementos agrícolas, entrega de uma cadeira de rodas e entrega de próteses dentárias, além apresentações das escolas Bernardino Viana e Conceição Ferreira, como também um momento de animação com os idosos do grupo Joias Raras – da Assistência Social.

 

Os secretários municipais que participaram da inauguração foram: Elson (Governo), Leôncio Bezerra (Agricultura), Negão da Chica Pife (Esportes), Egildo (Administração), Antonio Luís (Gabinete), Raimundo Neto (Raimundo Neto) e Francemilton Pachêco(Educação).

 

As autoridades locais presentes no evento foram: Adelbarto Santos (prefeito), Junior Furreca (vice-prefeito), Hellaine Wissele (secretária de Assistência Social), Flávia Soares (vereadora), Lurdinha (vereadora), Milena (vereadora), Cicero Ribeiro (vereador), Mundim Felipe (presidente da Câmara), Tiago (vereador), Francisco da Padaria (vereador), Ze Borges (vereador) e Rômulo Pachêco (vereador).

 

Outras autoridades presentes:Quirino (Agerp) Carlos Brandão (vice-governador), Dra. Cleide Coutinho (Dep. Estadual ), Rafael leitoa ( Dep. Estadual ), Cleber Verde ( Dep. Federal ), Suely Pereira ( Suplente de senadora), Rubens Pereira, Adjailson (Sub. Secret. Sedes), Dr. Alex ( Prefeito lagoa do Mato), Raimundo Silveira ( Prefeito Parnarama), Dr. Davi – Parnarama
Antonio Carlos – Barão Grajaú.

 

FONTE: Somos Notícia

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!