A festa começou antes mesmo de a bola rolar no Castelão. Os mais de 26 mil espectadores fizeram um verdadeiro espetáculo nas arquibancadas, com direito a mosaico no setor um. Dentro de campo, a equipe do Sampaio Corrêa justificou toda a expectativa para a partida do ano no futebol maranhense.

Em um duelo bastante disputado e muito emocionante, o time tricolor garantiu o retorno para a Série B do Campeonato Brasileiro, alcançando o principal objetivo da temporada. A Bolívia Querida esteve duas vezes à frente do placar – com gols de Rodrigo Andrade e Salatiel Júnior – e cedeu o empate, mas conseguiu o terceiro gol e assegurou a vitória de 3 a 2.

A PARTIDA

O primeiro tempo foi muito brigado e com poucas chances claras de gol. Aos 10 minutos, em uma bola levantada na área, o atacante Salatiel Júnior se antecipou ao goleiro Fábio e foi derrubado. Na cobrança do pênalti, Rodrigo Andrade deslocou o arqueiro adversário e abriu o placar para o time tricolor. O jogo continuou com as equipes levando pouco perigo. Aos 31 minutos, o zagueiro Paulo Sérgio subiu pra cabecear e a bola passou muito perto do gol da equipe gaúcha. Em contra-ataque, Odair Lucas cruzou pra cabeçada de Roney, mas a finalização se perdeu pela linha de fundo.

A emoção estava reservada para a etapa complementar. Aos seis minutos, Capanema chutou de fora da área e a bola passou à direita do goleiro Fábio. O São José conseguiu o primeiro empate aos 16 minutos. Em cobrança de falta, a bola foi levantada na área e o zagueiro Lucão aproveitou pra estufar as redes do Sampaio. Três minutos depois, o Tricolor Maranhense fez o segundo gol, com uma bola alçada na grande área e o atacante Salatiel Júnior concluindo a jogada com sucesso. O Castelão ainda comemorava o tento, quando o São José empatou de novo, com o atacante Matheusinho.

O gol do acesso veio aos 34 minutos. O meia Rodrigo Andrade cobrou falta na área e o atacante Luiz Eduardo acabou desviando a bola contra a própria meta. Aos 38 minutos, o volante Lucas Hulk ainda perdeu uma grande chance. Depois disso, o Sampaio prendeu a bola no campo de ataque e aguardou o apito final do árbitro. A festa ultrapassou os limites do Castelão e tomou conta de todo o estado. O futebol maranhense está volta à Série B do Campeonato Brasileiro.

O Sampaio agora vai em busca do título da Série C. Nas semifinais, enfrentará a equipe do Confiança-SE, que eliminou o Ypiranga-RS. Assim como nas quartas-de-final, o Tubarão fará a primeira partida fora de casa e decide a classificação no estádio Castelão. Os jogos devem ser realizados nos dois próximos fins de semana.

FICHA TÉCNICA:

SAMPAIO: Andrey; Everton Silva, Odair Lucas, Paulo Sérgio, Romano; Ferreira, Capanema (Lucas Hulk), Rodrigo Andrade (Eloir); João Paulo (Esquerdinha), Roney e Salatiel Júnior. Técnico: João Brigatti.

SAO JOSÉ: Fábio; Márcio Lima, Rafael Goiano, Lucão, Dudu Mandai; Tiago Pedra (Cristopher), Diguinho (Gustavo Xuxa), Rafael Tavares (Karl); Matheusinho, Cláudio Maradona e Luiz Eduardo. Técnico: Rafael Jaques.

Por: Daniel Amorim