Profissionais da URE de São João dos Patos participaram da construção coletiva da 2ª versão da BNCC no Maranhão.
10/08/2016 20:24 em Locais

Realizado nos dias 01 e 02/08, no auditório da Faculdade Pitágoras, em São Luís, o seminário faz parte de um processo de construção coletiva da Base Nacional Comum Curricular – um conjunto de direitos de aprendizagem básica das áreas de conhecimento e disciplinas, com objetivo de estabelecer os conhecimentos e habilidades essenciais que todos os estudantes brasileiros devem obter em sua trajetória na educação básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A Base busca promover equidade na formação dos alunos e servirá de norte para os professores em sala de aula.

Analisar e discutir a segunda versão do documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular e apresentar contribuições quanto à clareza e pertinência dos objetivos de aprendizagem, de modo a ajudar a melhorar a qualidade da Educação Infantil, do Ensino Fundamental,e do Ensino Médio brasileiro. Estes são os objetivos do Seminário Estadual da Base Nacional Comum (BNCC), promovido pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o apoio do Governo do Estado.

A BNCC começou a ser elaborada em março do ano passado, com a colaboração de educadores de todo país. Atualmente, é o maior documento com sugestões e contribuições da sociedade, pois durante a sua elaboração recebeu mais de 10 milhões de contribuições. A segunda versão da BNCC foi publicada em maio deste ano e agora está sendo analisada e discutida.

Os seminários foram realizados em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, até 5 de agosto. A ideia é garantir uma ampla participação do setor educacional, contemplando diferentes segmentos.

No Maranhão, o seminário reuniu cerca de 700 profissionais da Educação, das redes públicas e particulares, além de representantes de instituições de ensino superior, que foram selecionados mediante chamada pública.

"Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar" Paulo Freire.

 

Fonte: URE de São João dos Patos

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!