Analisar e discutir a segunda versão do documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular e apresentar contribuições quanto à clareza e pertinência dos objetivos de aprendizagem, de modo a ajudar a melhorar a qualidade da Educação Infantil, do Ensino Fundamental,e do Ensino Médio brasileiro. Estes são os objetivos do Seminário Estadual da Base Nacional Comum (BNCC), promovido pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o apoio do Governo do Estado.
A BNCC começou a ser elaborada em março do ano passado, com a colaboração de educadores de todo país. Atualmente, é o maior documento com sugestões e contribuições da sociedade, pois durante a sua elaboração recebeu mais de 10 milhões de contribuições. A segunda versão da BNCC foi publicada em maio deste ano e agora está sendo analisada e discutida.
Os seminários foram realizados em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, até 5 de agosto. A ideia é garantir uma ampla participação do setor educacional, contemplando diferentes segmentos.
No Maranhão, o seminário reuniu cerca de 700 profissionais da Educação, das redes públicas e particulares, além de representantes de instituições de ensino superior, que foram selecionados mediante chamada pública.
"Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar" Paulo Freire.
Fonte: URE de São João dos Patos