Offline
Deputados maranhenses apoiam criação do Maranhão do Sul
21/08/2019 05:29 em Locais

Nesta terça-feira (20), o assunto foi abordado na Assembleia Legislativa e foi puxado por um deputado da Região Tocantina, o deputado Antônio Pereira.

Depois que foi publicizado a iniciativa de um senador do Tocantins, Siqueira Campos, que, através de projeto de decreto legislativo, pretende criar o Maranhão do Sul, o assunto começou a gerar inúmeros debates.

Nesta terça-feira (20), o assunto foi abordado na Assembleia Legislativa e foi puxado por um deputado da Região Tocantina, o deputado Antônio Pereira. O parlamentar deixou claro que a criação do Maranhão do Sul segue sendo um sonho para muitos maranhenses que moram na região.

“Nós, da Região Tocantina, do Sul do Maranhão, nunca esquecemos, está adormecida essa questão, mas nós nunca esquecemos e continua sendo o sonho do povo dessa região. Que Deus nos dê sabedoria para que nós possamos chegar realmente à vitória, que será a criação do Estado do Maranhão do Sul”, destacou Antônio Pereira, que agradeceu a senadora Eliziane Gama por ter assinado o projeto.

O curioso é que todos os deputados que pediram aparte durante a fala de Antônio Pereira, foram favoráveis a divisão Maranhão e a criação de um novo Estado. Vejam abaixo alguns posicionamentos.

“Sempre fui favorável a essa iniciativa. Sabemos que esse sonho de uma autonomia, de uma nova unidade administrativa é um sonho que por mais que estivesse adormecido por um momento, talvez por um momento político conturbado, talvez pela situação da crise nacional, mas que este sonho é um gigante, um gigante que poderia até estar adormecido, mas é um gigante que tem muita força”, destacou o deputado Marco Aurélio.

“Das várias vezes que já estive na Região Tocantina, em Imperatriz, consegui perceber essa motivação, essa vocação, essa vontade da Região Tocantina. Acharia inclusive que deveríamos realizar audiências públicas para debater o assunto e eu apoiarei essa iniciativa”, afirmou o deputado Wellington do Curso

“Sou a favor da criação de um novo estado no Maranhão. O Maranhão, geograficamente, é um estado muito longo, muito grande. Acho que devemos formar uma comissão e ir a Brasília convencer os nossos senadores, convencer os senadores, para que possam aprovar. E, com certeza, o povo do Maranhão, o povo da região, na hora do plebiscito, vota sim a favor do Maranhão do Sul”, disse Rigo Telles.

“Eu sempre fui favorável às emancipações, sempre defendi essa bandeira, mas nós temos alguns percalços para superar. Daí a minha sugestão que a classe política se una em torno desse objetivo, para superarmos o problema da ordem econômica do estado como um todo e entender que é importante que aquela região, tão pujante, tenha a sua própria estrutura governamental. No entanto, se nós não tivermos a unidade ficará complicado, pois será importante o apoio de todos para que se faça um trabalho conjunto e no plebiscito se tenha sucesso”, afirmou o deputado Arnaldo Melo, que já foi presidente da Assembleia Legislativa e governador do Maranhão.

Ou seja, todos os deputados que optaram em comentar o assunto levantado pelo deputado Antônio Pereira, foram favoráveis a criação do Maranhão do Sul. Nenhum deputado estadual, pelo menos até agora, se posicionou contrário a iniciativa.

O projeto está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal e se aprovado, caberá ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realizar um plebiscito para que os maranhenses decidam pela divisão ou não do Estado.

Com informações do Blog do Jorge Aragão

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!