Offline
Maranhenses protestam contra cortes de recursos da educação e reforma
14/08/2019 05:44 em Estaduais

Professores e estudantes de universidades e das redes municipal e estadual de ensino, em São Luís, foram às ruas nesta terça-feira (13) em luta pelo dia nacional contra os cortes na Educação e contra a Reforma da Previdência.

Os manifestantes se concentraram no Complexo Deodoro, Centro da capital. Com faixas e cartazes, seguiram em caminhada pela rua Rio Branco e Praça Maria Aragão em direção à Avenida Beira Mar. O protesto deixou o transito lento na região central da cidade. Uma enorme fila de carros e ônibus se formou durante a manifestação.

O movimento é contrário às medidas adotadas pelo Governo Federal, como o contingenciamento no repasse de verbas para universidades e institutos federais de ensino de todo o país, anunciado em abril deste ano. A medida afeta 63 universidades e 38 institutos com o corte de mais de R$ 1,7 bilhão de reais.

A proposta do programa Future-se também foi alvo de críticas dos manifestantes. Lançado no mês passado tem, segundo o Governo Federal, o objetivo de aumentar a autonomia administrativa nas universidades.

Em visita ao Ministério da Educação (MEC) em Brasília, nesta terça-feira (13), deputados da comissão externa da Câmara que acompanha os trabalhos da pasta puderam conhecer melhor o Future-se. Os parlamentares ouviram explicações do secretário de Educação Superior, Arnaldo Lima, sobre o programa. Congressistas querem aprofundar a discussão sobre o Future-se antes do envio do projeto de lei para o Congresso Nacional.

Future-se – Lançado em 17 de julho, o Future-se é o principal programa desta gestão do MEC para a educação superior. Para participar da consulta pública, é preciso criar um cadastro com e-mail e CPF na plataforma, que pode ser acessada pelo portal do MEC. Somente os cadastrados podem enviar comentários sobre a proposta. Os interessados precisam preencher um perfil, indicando sua cidade e estado, faixa etária, nível de escolaridade e ocupação.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!