A implantação de políticas públicas nas áreas da pecuária, agricultura, agroindústria, turismo e saneamento básico, entre outras, serão alvo dos debates do ciclo de audiências do Orçamento Participativo, nos dias 25 e 27 de junho. Recebem os encontros as populações das regionais de Balsas, Sertão Maranhense, Timbiras e Médio Parnaíba Maranhense. Os encontros, sempre das 8h às 17h, têm como foco as discussões de ações para definir o uso dos recursos do Orçamento no quadriênio 2020-2023.
“É forma encontrada pelo Governo do Estado para inserir as comunidades neste importante debate sobre a utilização dos recursos públicos de forma mais igualitária e justa”, pontua o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves. As audiências são uma iniciativa do Governo do Estado e acontecem até julho, contemplando comunidades dos 217 municípios do Estado.
Na agenda de reuniões, terça-feira (25), as audiências ocorrem na Região Geral de Balsas (Balsas); Sertão Maranhense (São João dos Patos); Médio Parnaíba Maranhense (Timon); e na quinta-feira (27), retorna à Região Geral de Balsas, dessa vez na cidade de Riachão e também em Paraibano (Sertão Maranhense) e Caxias (Região de Timbiras). Na ocasião das agendas, as comunidades poderão sugerir e escolher políticas que venham sanar demandas da região.
Em São João dos Patos a audiência acontecerá no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, na praça Santa Luzia, s/n Centro, e vão participar os seguintes municípios:
-Barão de Grajaú
-Lagoa do Mato
-Passagem Franca
-São Francisco do MA
-São João dos Patos
-Sucupira do Riachão
Devem participar:
- Prefeitos(as)
- Vice Prefeitos(as)
- Secretários(as) Municipais
- Presidente da Câmara de Vereadores e demais vereadores
- Associações
- gerentes regionais
- sindicatos em geral
- entidades religiosas
- juízes
- promotores
- diretores de escolas das redes Municipais, Estaduais, Federais, particulares e filantrópicas de ensino,
- presidentes de Grêmio de estudantil
- representantes de rádios e TVs
E entre outras lideranças bem como toda sociedade civil organizada.
Desde 2015, primeiro ano da gestão Flávio Dino, são promovidas audiências contemplando todo o Maranhão, a partir de territórios que englobam os 217 municípios. No período, as escutas territoriais possibilitaram a elaboração de mais de 990 propostas, que tiveram a saúde, educação, agricultura, infraestrutura, saneamento e assistência social entre as áreas mais demandadas e votadas pelas comunidades.
