Offline
Sertão Maranhense debate sobre o Orçamento Participativo em audiências em São João dos Patos na próxima terça-feira, 25
21/06/2019 15:44 em Estaduais

A implantação de políticas públicas nas áreas da pecuária, agricultura, agroindústria, turismo e saneamento básico, entre outras, serão alvo dos debates do ciclo de audiências do Orçamento Participativo, nos dias 25 e 27 de junho. Recebem os encontros as populações das regionais de Balsas, Sertão Maranhense, Timbiras e Médio Parnaíba Maranhense. Os encontros, sempre das 8h às 17h, têm como foco as discussões de ações para definir o uso dos recursos do Orçamento no quadriênio 2020-2023.

“É forma encontrada pelo Governo do Estado para inserir as comunidades neste importante debate sobre a utilização dos recursos públicos de forma mais igualitária e justa”, pontua o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves. As audiências são uma iniciativa do Governo do Estado e acontecem até julho, contemplando comunidades dos 217 municípios do Estado.

Na agenda de reuniões, terça-feira (25), as audiências ocorrem na Região Geral de Balsas (Balsas); Sertão Maranhense (São João dos Patos); Médio Parnaíba Maranhense (Timon); e na quinta-feira (27), retorna à Região Geral de Balsas, dessa vez na cidade de Riachão e também em Paraibano (Sertão Maranhense) e Caxias (Região de Timbiras). Na ocasião das agendas, as comunidades poderão sugerir e escolher políticas que venham sanar demandas da região.

Em São João dos Patos a audiência acontecerá no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, na praça Santa Luzia, s/n Centro, e vão participar os seguintes municípios:

-Barão de Grajaú

-Lagoa do Mato

-Passagem Franca

-São Francisco do MA

-São João dos Patos

 -Sucupira do Riachão

Devem participar:

- Prefeitos(as)

- Vice Prefeitos(as)

- Secretários(as) Municipais

- Presidente da Câmara de Vereadores e demais vereadores

- Associações

- gerentes regionais

- sindicatos em geral

- entidades religiosas

- juízes

- promotores

- diretores de escolas das redes Municipais, Estaduais, Federais, particulares e filantrópicas de ensino,

- presidentes de Grêmio de estudantil

- representantes de rádios e TVs

E entre outras lideranças bem como toda sociedade civil organizada.

Desde 2015, primeiro ano da gestão Flávio Dino, são promovidas audiências contemplando todo o Maranhão, a partir de territórios que englobam os 217 municípios. No período, as escutas territoriais possibilitaram a elaboração de mais de 990 propostas, que tiveram a saúde, educação, agricultura, infraestrutura, saneamento e assistência social entre as áreas mais demandadas e votadas pelas comunidades.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!