BREVE RELATO DA VIDA
DE EDSON SANTANA NOLÊTO
Edson Santana Nolêto nasceu em São João dos Patos, no dia 11 de janeiro de 1945. Filho de Raul Nolêto de Sá e Eurides Santana Nolêto.
Na sua vida estudantil, Edson era ativo participante do Grêmio Lítero Recreativo Padre José Maria de Vasconcelos, vinculado ao então Ginásio Patoense onde ele estudava, embrenhando-se nas causas estudantis e da juventude.
Sempre se preocupou com a informação precisa dos fatos e procurava se atualizar constantemente, cultivando, também por isso, o gosto pela leitura.
Apaixonado por futebol e pelo time da Estrela Solitária, deu parcela significativa para o esporte de nossa terra, inclusive fundando e mantendo às suas expensas, o Botafogo Futebol Clube, que ativamente participava de campeonatos no âmbito municipal. Também incentivava o futebol feminino, levando time seletivo para as disputas intermunicipais.
Trabalhou com representação de vendas e com o comércio de seguimentos variados. Era proprietário da Ótica Patoense.
Conhecedor da retórica, exercia a oratória com fluidez, quer fosse nos palanques de campanha, na tribuna da Câmara Municipal ou onde houvesse um evento social em que necessitasse de sua palavra.
O seu engajamento nas causas políticas, o fez concorrente ao legislativo municipal. No ano de 1983, iniciou seu primeiro mandato como Vereador, que perdurou até o ano de 1986. Foi reconduzido ao segundo mandato, de 1987 a 1991 e, ainda, ao terceiro mandato que durou de 1992 a 1995. Ainda assumiu o cargo de vereador no período de setembro de 2011 a abril de 2012. Exerceu também o cargo de Secretário Municipal de Cultura.
Necessitando de cuidados especiais em função de enfermidade cardíaca, afastou-se da vida pública. Mais tarde, acometido por um AVC, ficou com os movimentos comprometidos, limitando-se, pela dependência, a cuidados mais intensos.
Deixa cinco filhos, já capazes de seguirem seus próprios caminhos e, com a missão cumprida aqui na terra pelo tempo que Deus a ele destinou, parte para a pátria celeste, para receber o abraço definitivo do Divino Pai Eterno, cessando suas dores, suas inquietudes e vivendo a ressurreição prometida por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Aos familiares desejamos a devida conformação. Que os momentos vividos com ele sejam ativos nas lembranças de
todos, se transformando em
eternas saudades.
Muito obrigada, Edson, pelo trabalhado e pelo amor dedicados à nossa São João dos Patos.
Siga em paz!
Por: Vera Cipriano