Offline
76 cidades do MA podem registrar surtos de dengue, zika e chikungunya; saiba como estão as cidades do Médio Sertão
01/05/2019 10:07 em Locais

O primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019 revela que a incidência de casos de dengue no país entre janeiro e março subiu 339,9% em relação ao mesmo período de 2018. O índice é calculado é três níveis: alto, situação de alerta e satisfatório.

Cinco capitais estão com índice de infestação considerado satisfatório: Boa Vista, João Pessoa, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Cuiabá está classificada como em risco e outras 16 capitais estão em alerta. São elas: São Luís, Fortaleza, Porto Velho, Palmas, Salvador, Teresina, Recife, Belo Horizonte, Campo Grande, Vitória, Belém, Macapá, Manaus, Maceió, Aracaju e Goiânia.

No Maranhão, 76 municípios registraram índice de infestação considerado de alto risco, entre as cidades do Médio Sertão estão: Barão de Grajaú – 4,30; Lagoa do Mato - 12,20; Mirador – 5,80; Passagem Franca – 4,20; Sucupira do Norte – 7,50 e São João dos Patos – 4,30.

A única cidade em alerta é Paraibano com índice de 3,30.

Com índices satisfatório são: Buriti Bravo – 1,00; Colinas – 1,80; São Francisco do Maranhão – 2,00; Nova Iorque – 1,00; Sucupira do Riachão – 0,00. A lista completa de cidades que participaram do estudo CLIQUE AQUI

O ministério alertou nesta terça-feira (30), em Brasília, para a necessidade de fortalecer ações de combate ao mosquito, mas avaliou que, mesmo com o aumento de casos de dengue, a taxa de incidência está dentro do esperado para o período e o país não está em situação de epidemia. O Ministério  da Saúde admite, entretanto, que podem haver epidemias localizadas de dengue em alguns municípios.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!