Offline
Carlindo, melhor lateral esquerdo do futebol brasileiro em 71, mora entre nós
12/01/2019 18:19 em Locais

Neste sábado, 12, nossa reportagem bateu um papo com o melhor lateral esquerdo do campeonato brasileiro de 1971, alias o primeiro campeonato disputado com esse nome, conquistado pelo Atlético Mineiro, naquele ano Carlindo, jogando pelo Ceará, foi eleito o melhor lateral esquerdo da competição pela revista Placar e conquistou a Bola de Prata.

Carlindo é maranhense de São Luís, nasceu no dia 7 de maio de 1944, atende pelo nome de Carlindo Nina Baima, um dos muitos filhos do casal Raimundo Baima e Sílvia Nina Baima.

Carlindo é de uma família de boleiros. Cadinho, Carlito, Cazoca não pensavam em outra coisa quando jovens e adolescentes. Hoje Carlindo é apenas um ex-jogador, funcionário aposentado da antiga Sucam, residindo há alguns anos aqui em São João dos Patos.

Carlindo brilhou no futebol. Começou ainda amador defendendo as cores da base do Maranhão Atlético Clube, onde ficou até meados de 64. Foi promovido ao time titular pelo então treinador Moacir Bueno que o escalava em várias posições, inclusive como “segundo homem de contenção” (termo de hoje). Mas o forte de Carlindo era mesmo a lateral-esquerda, onde fez sucesso no Ceará.

O primeiro grande título conquistado por Carlindo com a camisa do Ceará foi a Copa dos Campeões do Norte, disputada em 1966. Depois, em 1969, a mais importante conquista regional: a Copa Norte-Nordeste.

Mas a conquista mais importante de Carlindo com a camisa alvinegra aconteceu em 1971, quando foi escolhido por centenas de jornalistas brasileiros para receber a Bola de Prata por conta das atuações maravilhosas no campeonato nacional. Seleção: Andrada (Vasco da Gama); Humberto Monteiro (Atlético Mineiro), Pescuma (Coritiba), Vantuir (Atlético Mineiro) e Carlindo (Ceará); Vanderlei (Atlético Mineiro), Dirceu Lopes (Cruzeiro), Rivellino Corínthians); Antônio Carlos América/RJ), Tião Abatiá (Coritiba) e Edu (Santos).

Por Henrique Sampaio

Pesquisa: Jornal Pequeno

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!