Autorizada a construção do IFMA no município de Colinas
24/06/2016 15:40 em Estaduais

Um importante passo foi dado para a implantação do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) em Colinas, a 442 Km de São Luís. Nesta terça-feira (21), foi assinada a ordem de serviço para a construção do Centro de Referência de Colinas, que vai levar educação profissional e tecnológica à região do alto sertão maranhense. A cerimônia foi realizada no Auditório da Prefeitura e contou com a presença de representantes da sociedade civil, poder público e dirigentes do IFMA.

A obra no valor de R$ 4.209.864,12 (quatro milhões, duzentos e nove mil, oitocentos e sessenta e quatro reais e doze centavos) será edificada pela empresa J. Meneses Construções Ltda. em um terreno de 5 hectares localizado às margens da MA 270, rodovia que liga Colinas ao município de Mirador. O prazo para início da construção é de até 30 dias.

A ordem de serviço foi assinada pelo reitor do IFMA, Roberto Brandão; pelo prefeito de Colinas, Antonio Carlos; pelo diretor de Infraestrutura do IFMA, Celso Azevedo; pelo chefe do Departamento de Obras e Fiscalização, Magno França; pelo chefe do Departamento de Projetos, Nonato Filho; pelo sócio administrador da empresa J. Meneses, João Meneses; e teve como testemunhas diversos moradores e autoridades do município.

Educação que transforma – O reitor, Roberto Brandão, fez uma retrospectiva do processo de implantação do IFMA em Colinas, destacando a audiência pública realizada em 2014 no município, em que a sociedade civil pôde exercer o protagonismo na definição dos eixos tecnológicos que serão oferecidos pela unidade. Ele falou também que o Instituto já atua no município por meio da educação a distância (EAD), ofertando cursos superiores no âmbito do Programa Rede e-Tec Brasil. “O Instituto Federal do Maranhão vai oferecer a Colinas e região formação profissional e tecnológica, oportunizando uma mudança na qualidade de vida do nosso povo através da educação”, ressaltou.

“A instalação do IFMA em Colinas é um sonho de décadas de milhares de famílias da região, que até hoje dispendem muitos esforços, sobretudo financeiros, mandando os filhos estudar fora, a fim de lhes proporcionar uma educação de qualidade. Esse sonho dos colinenses se tornou uma realidade a partir da autorização oficial para o início das obras”, destacou o prefeito Antônio Carlos.

A cerimônia teve a presença também do vice-presidente da Câmara Municipal, Antonio Feitosa; do procurador-geral do município, Bento Lima; da representante da Secretaria Municipal de Educação, Áurea Alice da Silva; de Daniel Passos, empresário que doou o terreno para a construção do IFMA; da assessora do reitor, Rebeca Reis; de diretores-gerais do IFMA: Werbet Ferreira (Açailândia), Dioclides Gonçalves (Carolina), Alberto Gonçalves (Grajaú), Saulo Cardoso (Imperatriz), Júlio César Souza (Porto Franco); e do chefe do Departamento de Administração da Diretoria de Educação a Distância do IFMA, Samuel Barroso.

Após o encerramento da solenidade, houve uma visita ao terreno onde será construída a obra.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!