Na tarde desta segunda-feira à partir das 15 horas, a Câmara Municipal de São João dos Patos irá eleger a sua nova mesa diretora composta por Presidente, vice e secretários de mesa para o biênio 2019-2020.
Até o momento da votação o clima é de bastante incerteza quanto a quem será o novo presidente da casa.
Do lado da situação temos o vereador Márcio do Kizoeira e a probabilidade de surgir também o nome da vereadora Bidú Santana como candidatos da situação. O líder político e chefe de gabinete Zé Mário tem dado afirmações veementes de que não perderá de forma alguma o comando da casa e que a próxima legislatura permanecerá alinhada ao governo Gilvana.
Recentemente se especulou bastante sobre qual a jogada política que Zé Mário iria tirar da cartola para manter o comando na Câmara. Surgiram diversos boatos de que Zé Mário iria tentar atrair o vereador Geovany para a secretaria de obras, vaga desde a demissão de Dedé Paulista e que com isso iria assumir o mandato o líder político da região dos Nolêtos Adelson, que já assumiria o cargo sendo alinhado ao governo Gilvana.
Até agora essa história nunca se confirmou, e fontes ligadas ao vereador Geovany dão como certa que ele jamais aceitaria mudar de lado.
Já do lado da oposição, há algumas semanas atrás o clima tem sido de muita disputa interna, pelo menos aparentemente, onde surgiram candidaturas como ele vereador Raimundo Filho, Geovane Beltrão e mais recentemente a do vereador Magão.
Nos bastidores comenta-se que a oposição estaria com a estratégia de tentar desnortear o grupo da prefeita e assim criar um falsa impressão de desunião e na hora certa fechar todos com um único nome e levar a disputa em bloco.
Porém de certo sabe-se que existem hoje na Câmara uma maioria simples de 6 vereadores contra o governo Gilvana e a expectativa é de que apenas um nome seja eleito de consenso
O que se sabe de verdade é que esta eleição será um marco na política local pois acabamos de sair de uma eleição estadual onde o grupo da prefeita Gilvana saiu extremamente derrotado com a votação
Uma possível vitória da oposição que saiu fortalecida nas eleições estaduais será um passo fundamental para tomar o poder em 2020, demonstrando força contra o grupo político de Zé Mário.Até o final da tarde ou chegar da noite teremos um resultado definitivo sobre quem vencerá a disputa. É aguardar e conferir.
Por:Leandro Noleto