Aconteceu na última quinta-feira, 09 de junho, no plenário da Câmara Municipal, completamente lotado, a SESSÃO SOLENE PARA OUTORGA DE MEDALHAS DO MÉRITO LEGISLATIVO em comemoração aos 78 Anos de emancipação política de São João dos Patos,Ma.
A Sessão Solene contou com a presença dos seguintes Vereadores: RILDA LUCIA, AGMAR MUNDIM, MARCIO DO KIZOEIRA, RAIMUNDO NOLETO, JARDEL MIRANDA, JOSÉ CORINGA (Dedé paulista) e CIDIELSON PEREIRA.
Depois da abertura da sessão o Pastro Lizandro realizou a benção de abertura, logo depois a presidente da Casa, Rila Lúcia, faz um breve histórico e considerações sobre a cidade:
“O município de São João dos Patos surgiu na primeira metade do século XIX, com a ocupação da região por criadores e lavradores oriundos do município de Passagem Franca, atraídos pela fertilidade das terras. A aglomeração iniciou-se entre duas lagoas denominadas de “Lagoa de São João” e “Lagoa dos Patos”, por esse motivo recebeu seu primeiro nome LAGOAS.
Posteriormente influenciado pela veneração, por parte dos moradores da localidade por São João Batista, que se tornou o padroeiro da cidade, e com isso, passou a se denominar a localidade de “Lagoa de São João” mais tarde São João dos Patos.
Nossa cidade traz em seu histórico, a singularidade, pois foi a primeira cidade maranhense a ter uma mulher no cargo de prefeita municipal, Joana da Rocha Santos, a Dona Noca, nomeada em 1934 pelo delegado do governo federal no Maranhão.
Sua elevação à categoria de cidade, deu-se 12 de junho de 1938, data também alegórica em que se comemora o Dia dos namorados, talvez por isso receba o codinome de Namorada do Sertão.
Ostenta, também, o título de Capital dos bordados no Maranhão, pela qualidade das peças produzidas e por ser a confecção artesanal de bordados uma atividade predominante entre suas mulheres, uma pratica hereditária que já faz parte da cultura local, que ganha o Brasil e o mundo, pela riqueza e qualidade no acabamento.
Aqui se respira um excelente ar, bebe-se uma agua de boa qualidade e o povo patoense é hospitaleiro por natureza e de tal forma, que não precisa nem bem conhecer o forasteiro para lhe oferecer, com a simpatia que lhe é peculiar, carinho e abrigo.
Mas não convivemos somente com beleza e com coisas boas. Nós, vereadores, como legítimos representantes do povo, aliados a esse povo e aos poderes constituídos, precisamos sistematicamente indicar saídas para melhorarmos os setores sociais, para dar melhores dias às crianças, aos jovens, aos adultos e aos idosos. Só conseguiremos atingir nossos objetivos, se nos mantivermos unidos: povo, executivo, e judiciário e isto não é tarefa difícil, basta apenas que soltemos certas amarras burocráticas e partamos para o desenvolvimento de nossa terra”.
Sob a ótica religiosa, o pastor Lizandro, titular da Igreja Batista dos Cordeiro, proferiu a palavra do senhor; em seguida a Professora-Poetisa Vera Lucia Cipriano Guimarães discorreu sobre a temática: “São João dos Patos em Verso e Prosa”.
OUTORGAS DAS MEDALHAS DO MÉRITO LEGISLATIVO
Uma cidade só consegue se erguer pela vontade humana em realizar grandes feitos. Essas pessoas que se concentram em vários setores, hoje acham-se aqui alocadas em categorias com seus representantes, cujas categorias estão dispostas em ordem alfabética. Cada uma delas deu sua significativa parcela de contribuição para o engrandecimento do Município. São pessoas conhecidas no contexto da sociedade, portanto, dispensa-se a leitura de dados biográficos.
As homenagens foram nas seguintes categorias:
AGRICULTURA – COMÉRCIO – COMUNICAÇÃO – CULTURA – DESPORTOS – EDUCAÇÃO – INDÚSTRIA – MUSICAL – POLÍTICA – PRODUÇÃO ARTESANAL – RELIGIÃO – SOCIAL.
HOMENAGEM AOS PREFEITOS DE SÃO JOÃO DOS PATOS
• EDUARDO COELHO MENDES
• NILSON NOLETO DE SÁ
• CELSO ANTÔNIO DA ROCHA SANTOS SOBRINHO
• JOSÉ MARIO ALVES DE SOUZA
• WALDÊNIO DA SILVA SOUSA
Padre Luzimar foi convidado para fazer a bênção final e, em seguida todos entoaram o hino de São João dos Patos, logo depois a presidenta da Casa, Rilda Lúcia, encerrou a sessão.
Foto dos homenageados: