A intenção de voto no governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), cresceu em um mês de 43% para 49%, de acordo com pesquisa Ibope divulgada na noite desta quarta-feira, 19.
Na sequência, vem a ex-governadora Roseana Sarney (MDB), cuja intenção de voto oscilou de 34% para 32%.
Maura Jorge (PSL) foi de 3% para 5% e Roberto Rocha passou de 3% para 2%. Ramon Zapata (PSTU), que tinha 1% no levantamento anterior, foi a zero neste. Odívio Neto (PSOL) não pontuou em nenhuma pesquisa.
Os votos brancos e nulos passaram de 8% para 7%, enquanto os que não souberam ou não opinaram foram de 7% para 5%.
No único cenário de segundo turno testado, Dino apareceu com 54% e Roseana, com 37%. Brancos e nulos são 6% e não souberam ou não opinaram, 3%.
Segundo o Ibope, Flávio tem 57% dos votos válidos. É um número abaixo do que outras sucessivas pesquisas vêm mostrando. Nos outros levantamentos, inclusive o da Exata, que tem um histórico de acerto no Maranhão, Flávio tem mais de 61% dos votos válido
Mesmo com um número diferente do que mostram outras pesquisas, o Ibope também aponta vitória do governador no primeiro turno, com folga. Roseana Sarney aparece na pesquisa com 36% dos votos válidos. Maura Jorge tem 5%; e Roberto Rocha, 2%.
Ao admitir que Flávio Dino vence no primeiro turno, o Ibope parece tentar evitar um novo vexame no Maranhão. O instituto tem um histórico de erros no Estado, mostrando os candidatos do Sarney com mais votos do que conseguem na urna.
A pesquisa foi encomendada pela TV Mirante, afiliada da Rede Globo. Foram ouvidos 1.008 eleitores entre 16 e 19 de setembro. A margem de erro é de três pontos porcentuais e o nível de confiança, 95%. O registro no TRE é o MA-06667/2018 e no TSE é o BR-07474/2018.