Facebook desbanca Globo e tem direitos para Champions League no Brasil
04/07/2018 12:09 em Nacionais

Empresa de Mark Zuckerberg está aumentando os esforços para se tornar uma mídia mais completa, com esportes ao vivo

Disrupção! A Globo foi desbancada pelo Facebook na disputa pelos direitos de transmissão dos jogos da Champions League por três anos a partir da temporada 2018/2019. Assim, a empresa de Mark Zuckerberg fica com os direitos de TV aberta, enquanto a Turner (dona do Esporte Interativo) manteve os direitos de TV fechada.

 

A Globo nem entrou na licitação, nem para a TV aberta, nem para a TV fechada com o Sportv (que, supostamente, faria uma oferta em conjunto com a ESPN). O UOL reporta que as negociações não estão concluídas, mas que os vencedores já estão definidos – falta acertar a divisão de jogos.

 

O resultado surpreende por ver a Globo desinteressada na competição, mesmo com a crescente audiência, ao passo que o Facebook vai avançando para se tornar uma mídia mais completa, disruptando a TV ao vivo (um interesse de longa data da companhia). A companhia já tinha chegado a disputar com a Globo pelos direitos de transmissão de TV aberta da Libertadores, mas acabou pegando o pacote dos jogos de quinta-feira.

 

O Facebook também já obteve direitos para outras competições ao redor do mundo, como a NFL, liga de futebol americano dos Estados Unidos. A empresa faz isso para se tornar o maior hub de conteúdo online ao vivo do mundo.

 

No Brasil, Atlético Paranaense e Coritiba se tornaram pioneiros ao transmitir um jogo, válido pelo Campeonato Paranaense, pela plataforma. Na época, pessoas ligadas à Federação Paranaense de futebol fizeram de tudo para barrar a transmissão.

 

Caso valide as suas teses, deveremos ver um Facebook cada vez mais agressivo em comprar direitos e transmitir estes eventos – afinal, o potencial de audiência e de receitas publicitárias com esportes é gigantesco. E quem é melhor que o Facebook e o YouTube para atingir bilhões de pessoas? Quem sabe a próxima Copa do Mundo será transmitida completamente na plataforma digital?

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!