Governo discute melhorias para a educação com a comunidade escolar da regional de São João dos Patos
19/05/2016 23:02 em Locais

As ações do Governo do Estado para alavancar os indicadores educacionais maranhenses foram discutidas, nesta quinta-feira (19), no I Encontro Regional sobre Políticas Educacionais de São João dos Patos. O evento, que aconteceu no auditório do CE Paulo Ramos, reuniu representantes dos 13 municípios que compõem a regional.

O encontro foi aberto pelo secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, que estava acompanhado da equipe técnica da Seduc e da gestora regional de Educação de São João dos Patos, Luciana Borges Leocádio. Entre os presentes na solenidade, o deputado estadual Rogério Cafeteira, prefeitos da região, gestores escolares, professores, supervisores, coordenadores, estudantes, pais e representantes de entidades ligadas à educação.

“Esta é uma oportunidade ímpar para discutir com a comunidade as ações empreendidas pelo governador Flávio Dino para melhorar a educação. Além disso, pais, alunos, gestores, professores e autoridades puderam expressar seus anseios para a educação na região e nós apresentamos de forma transparente as medidas adotadas para atendimento, em curto e médio, prazo dessas demandas, que impactarão diretamente na qualidade da escola pública”, avaliou o secretário Felipe Camarão.

Para a gestora do CE Paulo Ramos, Maria de Lurdes Pereira de Sá Silva, o diálogo é fundamental para a educação na região e aproximação do governo das escolas. “A presença do secretário Felipe Camarão e equipe na regional é um marco, porque é a primeira vez que um secretário discute conosco as soluções para as demandas educacionais, tanto pedagógicas quanto de infraestrutura escolar”, destacou.

Na ocasião, o secretário fez uma explanação sobre questões relacionadas à gestão escolar, profissionais de apoio da escola, valorização dos professores, pagamentos de condições especiais de trabalho, ações para melhoria do transporte escolar e os avanços nos serviços de reforma e manutenção da rede física. Além disso, houve a palestra sobre a “Sistemática de avaliação da Rede Estadual do Maranhão: perspectivas para as avaliações externas”, ministrada pelo supervisor de Avaliação Educacional da Seduc, Luís Alex Lopes Corrêa.

Transparência

Durante o encontro, foi destacada a solicitação de declaração de bens anual dos servidores públicos da educação, medida que obedece à exigência legal estabelecida pelo Decreto estadual nº 30.622/2015 e pela Lei Federal nº 8.429/1992 e que já é adotada por diversos órgãos públicos, como Ministério Público, Tribunais, entre outros.

O servidor pode optar pela entrega da declaração de bens atualizada de 2015, pela declaração anual de bens apresentada à Receita Federal para fins de IRPF ou preencher formulário que autoriza o acesso aos dados de bens e direitos constantes da base de dados da Receita.

Vistorias

À tarde, a equipe da Seduc vistoriou o prédio do CE Josélia Almeida Ramos, em São João dos Patos. “Nossa escola é a segunda melhor da regional em índices de aprendizagens, mas precisa melhorar a estrutura, e com a visita da equipe tenho certeza que essas questões serão resolvidas e virão melhorias”, apontou o professor José Ribamar Mendes Júnior.

Felipe Camarão também esteve em São Domingos do Azeitão e participou de um encontro com as comunidades escolares dos centros de ensino Aquiles Lisboa, Lucas Coelho (do município Benedito Leite) e Adonias Lucas Lacerda (de Sucupira do Norte).

Nesta sexta-feira (20) o secretário e equipe participam de evento sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Buriti Bravo, no CE Zuleica Santos (Praça Zuza Paiva, s/n – Centro), às 9h. Organizado pela Unidade Regional de Educação (URE) de São João dos Patos e escolas estaduais localizadas no município, a ação tem como alvo estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, professores, supervisores, coordenadores, pais e a comunidade.

Secretário Felipe Camarão vistoria escola Josélia Almeida Ramos, em São João dos Patos

 

 

 

 

 

 

 

 

Secretário Felipe Camarão vistoria escola Josélia Almeida Ramos, Antigo Edson Lobão, em São João dos Patos

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!