Offline
Maranhão é um dos poucos Estados que reduziram homicídios de jovens, mostra Atlas da Violência
Estaduais
Publicado em 06/06/2018

O Maranhão está entre os oitos Estados brasileiros que conseguiram reduzir o número de homicídios de jovens (entre 15 e 29 anos) no Brasil. Outras 19 unidades da Federação tiveram aumento nesse crime, de acordo com a mais recente edição do Atlas da Violência, divulgado nesta terça-feira (06) pelo Ipea.

Além disso, a taxa verificada no Maranhão está abaixo da média nacional, refletindo os efeitos da nova política de Segurança Pública colocada em prática a partir de 2015.

A queda entre 2015 e 2016 no Maranhão foi de 3,3%. No Brasil, houve alta de 7,6%.

A taxa de homicídios de jovens no Maranhão vinha crescendo até 2014. Ela começou a cair em 2015. E a queda se manteve em 2016.

O Atlas não traz os dados de 2017 (eles serão divulgado na edição do próximo ano), mas outras estatísticas já mostram que os homicídios continuam caindo no Maranhão.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, por exemplo, o estado registrou redução de 73% nas ocorrências de assaltos a banco, quando comparados os anos de 2017 e 2014. Já a Região Metropolitana de São Luís fechou o último ano com redução de 40,6% na quantidade de homicídios notificados, no mesmo período.

O Atlas da Violência é uma publicação anual elaborada pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O estudo trabalha com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!