Offline
Dia D de vacinação contra a gripe é realizada no Maranhão
11/05/2018 07:18 em Estaduais

Campanha, no qual podem ser imunizados os integrantes de todos grupos prioritários, será realizado neste sábado (12) nos postos do estado.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza teve início no Maranhão no último dia 23 de abril e prossegue até 1º de junho, com o cumprimento do cronograma para a imunização dos grupos prioritários. O Dia D da campanha, no qual podem ser imunizados os integrantes de todos os grupos prioritários, será realizado neste sábado (12) nos postos de todo o estado.

Em São Luís, foram disponibilizados 71 postos, sendo 64 nas Unidades de Saúde e sete postos volantes.

A vacina previne contra H1N1 e H3N2, subtipos do vírus Influenza A, e contra Influenza B. A dose é contraindicada apenas para quem apresentou reação anafilática em doses anteriores ou tenha alergia grave ao ovo de galinha e seus derivados.

A vacina é direcionada a um público específico, definido pelo Ministério da Saúde, que inclui pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; população privada de liberdade, jovens cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.

A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, protegendo contra três tipos do micro-organismo: o H3N2, o H1N1 e o B, e tem eficácia de seis a 12 meses, sendo contraindicada apenas para pessoas com história de reação alérgica grave às proteínas do ovo, a qualquer componente da vacina e crianças menores de 6 meses de idade.

FONTE: G1

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!