Offline
Sertão Maranhense definem propostas para votação do Orçamento Participativo
21/04/2018 11:14 em Estaduais

A penúltima rodada das escutas que reúne as propostas para a votação popular que definirá a destinação dos recursos públicos do Estado nos 15 territórios da cidadania no ano que vem, aconteceu nesta sexta-feira, 20, nos municípios de Barreirinhas (Território Lençóis Munim) e Colinas (Território Sertão Maranhense), simultaneamente.

O evento é realizado pelo Governo do Maranhão, por meio das secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e Planejamento e Orçamento (Seplan).

Para o secretário de estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves da Conceição, que esteve na escuta realizada em Barreirinhas (território Lençóis-Munim), a realização das escutas é garantia de que o povo ainda pode decidir sobre o rumo que seu estado irá tomar.

“Quando realizamos as escutas do Orçamento Participativo, estamos efetivando uma ferramenta de democracia direta, que garante à população o poder de decisão, de acompanhar a gestão e o uso dos recursos públicos e garantir a melhoria e o desenvolvimento solidário, com ações que não privilegiam apenas um grupo de pessoas, mas todas as micro e macrorregiões do Maranhão”, explicou.

Em Colinas, território Sertão Maranhense, a representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais (STTR) elogiou a inciativa do Governo do Estado em prestigiar e ouvir a população. “Evento muito bom e proveitoso. Eu sou quilombola e gostei de estar aqui debatendo e sendo ouvida. Defendi uma proposta na área de terra, agricultura familiar”.

O Território Sertão Maranhense, reuniu a população dos municípios de Barão do Grajaú, Colinas, Dom Pedro, Gonçalves Dias, Governador Archer, Governador Eugênio Barros, Governador Luiz Rocha, Graça Aranha, Jatobá, Mirador, Nova Iorque, Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons, Presidente Dutra, Santa Filomena do Maranhão, São Domingos do Maranhão, São Francisco do Maranhão, São João dos Patos, São José dos Basílios, Sucupira do Norte, Sucupira do Riachão e Tuntum. As propostas indicadas pela população foram: – Extensão e ampliação do atendimento do Ensino Médio para as áreas do campo; – Disponibilizar assistentes sociais e psicólogos para as escolas estaduais da região; – Implantação de Políticas de proteção das bacias hidrográficas do Médio Sertão com a construção de aterros sanitários.

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!