Prefeitura de Teresina decreta emergência por 90 dias devido a alagamentos
13/04/2018 18:01 em Estaduais

Atualmente 250 famílias estão desabrigadas em Teresina. Prefeitura alega que decreto será para convocar voluntários para reforçar ações assistenciais.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), decretou nesta sexta-feira (13), estado de emergência por 90 dias por causa das chuvas que tem afetado bairros das zonas Norte, Leste e Sudeste que possuem pontos de alagamentos. Aproximadamente 250 famílias estão desabrigadas na capital do Piauí.

De acordo com a prefeitura os bairros mais atingidos são Vila Verde, Vila Pantanal, Conjunto São Paulo, Vila da Guia, Todos os Santos e Vila Washington Feitosa.

Ainda conforme a Prefeitura Municipal de Teresina, o decreto convoca voluntários para reforçar ações assistenciais, coordenadas pela Secretaria Municipal de Cidadania Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), com objetivo de atender à população atingida pelas enxurradas. Muitas famílias perderam seus bens materiais e/ ou ainda estão desabrigadas.

Nove cidades em situação de alerta

Residências da cidade de Miguel Alves, no Piauí, foram invadidas por inundação. (Foto: Prefeitura de Miguel Alves/ Divulgação)

As chuvas dos últimos dias fizeram com que os níveis dos rios aumentassem em vários pontos, inundando residências em cidades no Norte do Estado. O monitoramento do Serviço Geológico do Brasil informou que os rios Marataoan em Barras e Piracuruca, tiveram os maiores índices de precipitação.

Em Miguel Alves o rio Parnaíba transbordou e famílias são retiradas de casa de canoa. Mais de 50 famílias estão em áreas de risco e são levadas para abrigos e casas de parentes e amigos. Na comunidade Sapucaia, Zona Rural do União, Norte do Piauí cerca de também 50 famílias estão ilhadas e precisaram nadar para sair de suas casas. Há 13 bairros alagados. De 150 famílias desabrigadas, 71 estão em prédios públicos da prefeitura.

Seis bairros de Campo Maior estão em situação de emergência. (Foto: Foto: Divulgação/ Jilvan Sousa )

Na tarde dessa quinta-feira a prefeitura de Campo Maior, 85 km de Teresina, decretou situação de emergência por causa das chuvas que atingiram seis bairros no município. A expectativa da prefeitura é que a partir do decreto seja enviado auxílio emergencial pelos governos estadual e federal.

BRs e trechos

PRF informou que pista ficará interditada parcialmente até reparo total (Foto: Felipe Pereira/TV Clube)

O trecho do KM 340 da BR-343, próximo à entrada de Teresina, foi parcialmente interditado por conta de um alagamento ocasionado pelas chuvas fortes que caíram na região desde a noite de quinta-feira (12).

Em Matias Olímpio, no Norte do Piauí, a prefeitura suspendeu nessa quinta-feira (12) as aulas na rede municipal de ensino pelos próximos 20 dias, devido as situações de calamidade que se encontram as pistas, dificultando o transporte dos estudantes às escolas. Ao todo 21 escolas do município fecham nos próximos dias.

Chuvas batem média histórica

O primeiro trimestre de 2018 terminou com 22% mais chuvas do que a média histórica para o período, no Norte do Piauí. Segundo o climatologista Werton Costa, o volume de precipitações é superior ao registrado no ano de 2009, em que choveu cerca de 15% acima da média. No Sul do estado, as chuvas chegaram com menos intensidade e não há prejuízos registrados.

FONTE: G1

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!