De volta ao Parlamento, Neto Evangelista faz balanço da sua atuação como gestor da Sedes
10/04/2018 17:38 em Estaduais

O deputado Neto Evangelista (DEM) retornou, nesta terça-feira (10), às atividades parlamentares na Assembleia Legislativa. Em seu primeiro pronunciamento, o parlamentar fez um balanço das ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), enquanto titular da pasta.

Neto Evangelista foi secretário de Desenvolvimento Social por três anos e três meses. Durante o Grande Expediente, ele declarou que foi uma honra ter tido a oportunidade de compor a equipe do governador Flávio Dino e contribuir para o desenvolvimento de ações e políticas públicas que beneficiaram e mudaram a realidade social de milhares de maranhenses.

“Eu saí desta Casa, após quatro anos fazendo parte da bancada de oposição, e ingressei em um governo que rompia barreiras naquele momento. Um governo diferente, esperado com muita expectativa pelo Brasil inteiro. Hoje, retorno com a sensação de dever cumprido, mas sei que ainda há muito por fazer pelo Maranhão. Uma certeza eu tenho e posso dormir tranquilo todos os dias: fizemos tudo aquilo que estava ao nosso alcance, em prol do Maranhão”, afirmou.

O parlamentar elencou programas que elevaram o Maranhão a uma posição de reconhecimento nacional, como, por exemplo, o avanço na Política de Segurança Alimentar e Nutricional, por meio da ampliação dos Restaurantes Populares, além da implantação da primeira Cozinha Comunitária Quilombola do país, no município de Alcântara. Evangelista disse que, seguindo o direcionamento do governador Flávio Dino, a secretaria se aproximou da população, que antes desconhecia até mesmo a sua existência.

“Lembro que, quando cheguei naquela secretaria, nós tínhamos seis restaurantes populares em todo o estado concentrados na Ilha de São Luís. Mas, hoje, eu saio daquela pasta deixando o Maranhão com 23 equipamentos de segurança alimentar, que têm a missão não apenas de fornecer refeição de qualidade, mas de garantir a segurança alimentar daquelas pessoas que precisam de orientação, além de oferecer cursos para as crianças sobre segurança alimentar”, completou.

O deputado Neto Evangelista também destacou outros programas que mudaram a realidade da população maranhense, como o Bolsa Escola e o Mais Renda. Ele também contou que sua última ação como secretário foi a entrega da reforma completa do Solar do Outono, que abriga idosos no Maranhão.

“Foi um dia marcante para mim, enquanto secretário de Desenvolvimento Social. Eu tive a certeza de que alguma coisa nós fizemos, porque eu via naqueles idosos, nas autoridades presentes, que defendem os idosos no Estado, a satisfação, a alegria e a certeza de que nossos idosos foram valorizados pelo Governo do Maranhão”, assinalou.

O parlamentar encerrou o pronunciamento agradecendo ao governador Flávio Dino pela oportunidade e frisou que todo o trabalho só foi possível graças ao empenho e comprometimento de toda a equipe da Sedes, que ajudou a desenvolver um trabalho reconhecido.

“Eu saio daquela pasta agradecendo a todos os servidores públicos que me ajudaram a desenvolver um trabalho jamais visto por aquela secretaria. Falo isso com muita humildade, mas pelo reconhecimento popular que, graças a Deus, tenho recebido por todo o Maranhão. Eu tenho certeza que montei a melhor equipe e que tem a missão de continuar o trabalho que nós implantamos, sob a coordenação do meu sucessor, secretário Francisco Júnior”, finalizou.

APARTES

Em aparte ao pronunciamento de Neto Evangelista, o deputado Edivaldo Holanda (PTC) elogiou a atuação do parlamentar como titular da Sedes e destacou que ele é a prova de que, na administração pública estadual e do país, a juventude ainda é a grande esperança.

“O seu trabalho foi acompanhado por todos nós com muita atenção, e eu me orgulho de estar neste Poder ao lado de Vossa Excelência, sabendo do seu preparo, sabendo que é um material pronto para ser usado pela população, quaisquer que seja o destino que Deus possa traçar e permitir que Vossa Excelência caminhe na direção dele”, disse.

Já o deputado Rafael Leitoa (PDT) reforçou que não há dúvida de que o povo do Maranhão tem na imagem de Neto Evangelista um gestor probo, competente, mas, acima de tudo, dedicado.

“Em Timon, nós tivemos ações importantes da Sedes, como o Mais Renda, mais escolas, inauguração de CRAS. Obviamente não deu para contemplar todas as ações da secretaria, pois o estado é muito grande e as necessidades em outros municípios são maiores. No entanto, o que mais me deixa satisfeito é que Vossa Excelência ajuda milhares de maranhenses a terem pelo menos o que comer com os restaurantes populares. São mais de 20 mil refeições diárias todos os dias no Maranhão. Isso, com certeza, é o maior programa de segurança alimentar já feito em nosso estado”, declarou.

O deputado Neto Evangelista agradeceu o reconhecimento dos colegas e ressaltou que a integração entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo, sem dúvida, só tem a beneficiar a população maranhense.

 

COMENTÁRIOS