Data limite em sete cidades do estado terminou no último dia 23, mas ainda é possível regularizar a situação do título de eleitor até o dia 9 de maio. Confira onde e como fazer.
Os maranhenses que ainda não se regularizaram com a Justiça Eleitoral tem como prazo final, o dia 9 de maio, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). Tem que se regularizar todo eleitor que não votou e não justificou a ausência nos três últimos turnos de eleições e quem perdeu o prazo para o cadastramento biométrico obrigatório
tes das eleições deste ano, as últimas cidades com cadastramento obrigatório e que tinham prazo para o cadastro eram Tutóia, Buriticupu, Santa Luzia, Axixá, Matões do Norte, Montes Altos e Sítio Novo. Nessas cidades o prazo final era 23 de março deste ano. Além dessas, as outras cidades que já estiveram com o cadastramento obrigatório foram:
- Açailândia
- Anajatuba
- Axixá
- Bacabal
- Bacabeira
- Bacurituba
- Balsas
- Barra do Corda
- Barreirinhas
- Belágua
- Benedito Leite
- Bom Lugar
- Brejo
- Buriticupu
- Cajapió
- Caxias
- Chapadinha
- Codó
- Coelho Neto
- Colinas
- Coroatá
- Esperantinópolis
- Estreito
- Feira Nova do Maranhão
- Fernando Falcão
- Formosa da Serra Negra
- Fortaleza dos Nogueiras
- Grajaú
- Guimarães
- Icatu
- Igarapé Grande
- Imperatriz
- Itaipava do Grajaú
- Itapecuru-mirim
- Jenipapo dos Vieiras
- João lisboa
- Joselândia
- Junco do Maranhão
- Lago da Pedra
- Lajeado Novo
- Maracaçumé
- Mata Roma
- Matinha
- Matões
- Matões do Norte
- Mirador
- Mirinzal
- Monção
- Montes Altos
- Nova Colinas
- Nova Iorque
- Paço do Lumiar
- Paraibano
- Passagem Franca
- Pastos Bons
- Paulo Ramos
- Peritoró
- Pindaré-Mirim
- Pinheiro
- Pirapemas
- Poção de Pedras
- Porto Franco
- Presidente Dutra
- Raposa
- Riachão
- Rosário
- Santa Filomena do Maranhão
- Santa Helena
- Santa Inês
- Santa Luzia
- Santa Rita
- São Benedito do Rio Preto
- São Bento
- São Domingos do Azeitão
- São João Batista
- São João do Sóter
- São José de Ribamar
- São José dos Basílios
- São Luís
- São Luís Gonzaga do Maranhão
- São Mateus do Maranhão
- São Vicente Ferrer
- Sitio Novo
- Timbiras
- Timon
- Tufilândia
- Tuntum
- Tutóia
- Urbano Santos
- Vargem Grande
- Viana
- Zé Doca
Em todas essas 92 cidades a votação será com biometria este ano. Além disso, nessas cidades em que o prazo para cadastramento obrigatório já encerrou, quem perdeu as datas está com o título de eleitor cancelado. Quem tiver o título cancelado ficará impossibilitado de realizar algumas atividades civis, como tirar passaporte, se inscrever em concurso público e renovar matrícula em instituições de ensino do governo. Mas ainda é possível fazer a regularização até o dia 9 de maio.
Se a sua cidade não está nesta lista, isso significa que o cadastramento biométrico ainda não é obrigatório nessa localidade, portanto ainda não é preciso se preocupar com o risco de não poder votar este ano por conta do cadastramento. Porém, o TRE-MA informa que, em qualquer junta eleitoral o eleitor de qualquer cidade será recebido e pode fazer o cadastramento, que está sendo feito em todo o país de forma gradual.
Título cancelado. O que fazer?
Se você ainda não sabe se está com o título cancelado, é possível fazer uma consulta eletrônica. Para isso, o TRE-MA informa que basta acessar aqui, clicar na guia “eleitor”, optar por “situação eleitoral”. A consulta pode ser feita pelo nome ou pelo número do título. Outra alternativa de consulta à situação eleitoral é ligar para o número 0800 098 5000, de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Ao perceber que perdeu o prazo na sua cidade para o cadastramento biométrico e/ou está com o título irregular, então é hora de fazer a regularização. Segundo o TRE-MA, são esses os locais disponíveis para esse serviço:
No interior do estado: Procurar os fóruns eleitorais ou cartórios eleitorais, que estão dentro de cada junta eleitoral. Veja aqui o endereço e o contato de todas as zonas eleitorais do Maranhão. Também é possível fazer o recadastramento por meio dos Vivas.
- Fórum Eleitoral, que está funcionando provisoriamente no Lusitana Mall (retorno da Cohama), de segunda a sexta das 13h às 19h;
- Viva Beira Mar, de segunda a sexta, das 8h às 18h;
- Viva Shopping da Ilha, de segunda a quinta, das 10h às 22h, no sábado das 10h às 22h e domingo das 14h às 22h;
- Viva do Shopping Passeio, segunda a sexta, das 9h às 18h.
Quais documentos devo levar?
Para regularizar a situação, o eleitor deve apresentar no cartório eleitoral um documento oficial com foto, comprovante de residência e título eleitoral. É necessário apresentar a original e a cópia de cada um. São documentos oficiais válidos (é necessário apresentar apenas um deles):
- RG
- Certidão de Nascimento, se solteiro, ou de Casamento
- Carteira de Trabalho e Previdência Social
- Carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional (OAB, CRM, CREA etc)
- CNH (mesmo que transcorrido o prazo de sua validade)
- Passaporte, desde que contenha todos os dados necessários à qualificação do requerente, inclusive a filiação
Atenção: os documentos devem ser apresentados em original, estar legíveis, sem abreviaturas e em bom estado de conservação, dentro do prazo de validade.