Secretaria de Saúde emitiu nota confirmando terceiro caso da doença em São Luís, que ocorreu no último domingo (11). Escola onde vítima estudava foi fechada nesta semana, mas as aulas devem voltar na próxima segunda (19), segundo a Secretaria de Educação.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou em nota nesta sexta-feira (16) que em 2018 já houve três casos confirmados de meningite com evolução para óbito em São Luís, mas sem qualquer tipo de vínculo entre si. Dois casos foram diagnosticados por confirmação clínica e um por exame laboratorial.
O último óbito ocorreu no último domingo (11). Uma estudante identificada como Taynara Sousa dos Santos, de 18 anos, foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Operária, em São Luís, mas veio a óbito. A SES informou que o corpo foi encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO) para coleta de amostra que está sendo analisado por um laboratório em São Paulo.
A Secretaria também informou que as famílias e demais pessoas que tiveram contato com as vítimas foram avaliadas e receberam a medicação para a quimioprofilaxia, seguindo Protocolo do Ministério da Saúde.
Taynara era moradora do bairro Cidade Olímpica e estudava no Centro de Ensino Pedro Alvares Cabral, que ficou fechado nos últimos dias por orientação dos órgãos e autoridades de saúde. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que as aulas na escola serão retomadas na próxima segunda-feira (19).
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), no dia 27 de fevereiro o estudante Lucas Gabriel Martins, de 21 anos (foto), morreu com suspeita de meningite após passar mal. Ele chegou a ser socorrido e internado em um hospital particular de São Luís, mas não resistiu e faleceu. De acordo com amigos da vítima, durante todo o dia o jovem sentiu fortes dores de cabeça, vômito e torcicolo.
Na mesma semana, outro suposto caso da doença foi registrado. A adolescente Deborah Sales, de 17 anos, morreu após passar mal com sintomas semelhantes aos da meningite. A jovem chegou a ser internada na Unidade Mista do bairro Bequimão, em São Luís, mas acabou falecendo.
A estudante Deborah Sales, de 17 anos, morreu esta semana com sintomas de meningite. (Foto: Reprodução/Facebook)
FONTE: G1