Um homem foi preso nesta quinta-feira (16), no bairro Maiobão, em Paço do Lumiar, na Grande Ilha de São Luís, suspeito de aplicar golpes envolvendo um falso curso de formação para Marinheiro Mercante, que teria sido oferecido no município de Arari, no interior do Maranhão.
Segundo a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), o investigado se apresentava como tenente aposentado da Marinha e teria cobrado valores entre R$ 1 mil e R$ 2 mil de dezenas de pessoas, principalmente moradores de Arari.

Curso nunca teria sido realizado
De acordo com as investigações, os interessados eram atraídos pela promessa de participar de um curso de formação para Marinheiro Mercante. Entretanto, a formação não chegou a ser realizada, segundo a polícia.
A investigação teve início após denúncias apresentadas às autoridades. Durante as diligências, os policiais reuniram informações e elementos que apontaram para uma possível prática de estelionato.
Prisão preventiva
Com base nas informações obtidas durante a investigação, a Polícia Civil solicitou a prisão preventiva do suspeito. O pedido foi analisado e autorizado pelo Poder Judiciário.
O homem foi localizado no Maiobão e preso. Em seguida, foi encaminhado para uma unidade prisional, onde permanece à disposição da Justiça.
As investigações continuam para esclarecer todos os detalhes do caso, identificar outras possíveis vítimas e dimensionar o prejuízo causado pelo suposto golpe.