Informações são da Polícia Civil. Maycon Douglas coletava informações dos hospitais e ligava para familiares dos pacientes oferecendo serviços médicos em casos de morte iminente.
A Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) do Maranhão e a Delegacia de Roubos e Furtos da cidade de Rondonópolis-MT efetuaram a prisão em flagrante de Maycon Douglas Araújo Almeida, de 23 anos, pelo crime de estelionato. Ele foi levado para a Penitenciária Major PM Eldo Sá Correa, em Rondonópolis.
De acordo com a Polícia Civil, Maycon já estava em liberdade provisória pelos crimes de roubo, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Antes da prisão, ele agia com comparsas do presídio de Mata Grande/MT para aplicar golpes em vítimas de São Paulo, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Maranhão.
Os golpistas se aproveitavam da fragilidade das pessoas que estavam com familiares internados em estado grave nos hospitais particulares e, através de contato telefônico, fingiam ser médicos para solicitar o pagamento para a realização de exames e procedimentos em caráter de urgência, alegando iminente risco de morte.
Primeiramente, eles ligavam para o hospital e conseguiam detalhes do prontuário dos pacientes. Depois, eles se passavam por médicos da casa entravam em contato com os familiares dos internados para solicitar os valores.
Para a SEIC, apesar do golpe ser bastante conhecido no Brasil, ainda é comum que eles consigam a vantagem em virtude da situação emocional das vítimas. No Maranhão, há relatos de pelo menos quatro casos só na última semana, mas tudo indica que o número pode ser maior, já que as vítimas não chegam a registrar ocorrência policial na maioria das vezes.
FONTE: G1