Informações são do Sistema Nacional de Empregos no Maranhão, que acredita em maior absorção da mão de obra no período da páscoa. Mulheres em cargos de chefia também tendem a crescer por conta do empoderamento feminino e capacitação profissional.
De acordo com o Sistema Nacional de Empregos (SINE), a procura por trabalho pelas mulheres tem aumentado em algumas áreas no Maranhão. Impulsionado pelo período da páscoa, a oferta de empregos também aumentou nas últimas semanas.
Os empregos mais procurados pelas mulheres estão na parte administrativa e no comércio, que tendem a crescer em supermercados e operadores de caixa. Outros setores bastante procurados são auxiliar de limpeza, balconista e atendente de telemarketing.
Para a coordenadora do SINE no Maranhão, Yara Luz, diante da grande oferta de trabalhadoras as empresas que mais tem absorvido a mão de obra tem sido no setor de vendas, como supermercados e comércios, especialmente para a páscoa.
“As empresas tem uma procura para promotores de venda, que são as pessoas que ficam chamando o cliente no supermercado; ou mulheres para ajeitar os ovos de páscoa e trabalhar em setores infantis”, informou.
Outro fato relevante é um crescimento nas chances das mulheres em ocupar espaços em cargos de chefia. Para Yara, existe uma tendência da classe feminina se inserir com mais naturalidade nesses casos. Mas isso não ocorre diretamente por uma conscientização masculina acerca da igualdade de gêneros, mas pela própria força da mulher em se capacitar e provar o seu valor profissional dentro das empresas.
“Eu acredito que existe uma tendência para melhorar porque a mulher cada vez mais vem se qualificando para ocupar esses espaços de chefia no mercado de trabalho. Hoje a mulher é mais empoderada e não se acomoda, tanto que nessa busca por igualdade é que as mulheres têm conquistado espaços. Por exemplo, já vemos mulheres como motoristas de ônibus ou caminhão, que eram profissões dominadas por homens”, declarou Yara.
FONTE: G1