Offline
Vereadores vão a Brasília para a XIV Marcha.
22/04/2016 21:04 em Locais

Uma democracia não se consolida sem instituições fortes e uma classe política unida e consciente de seu compromisso com ética e a sociedade. Nesse contexto, a União dos Vereadores do Brasil – UVB, assumiu desafios e cumpre um papel importante no cenário político nacional ao realizar anualmente a MARCHA DOS VEREADORES, em Brasília/DF.

O mês de abril será marcado pela maior mobilização de vereadores em defesa do municipalismo, a Marcha dos Vereadores que tem como slogan: Legislativo Forte por um Brasil Municipalista. A XIV MARCHA DOS VEREADORES, acontece nos dias 26, 27, 28 e 29 de abril de 2016, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na Capital Federal, proporcionará capacitação e contribuirá com a transferência de conhecimentos sobre as prerrogativas do poder legislativo, o papel do vereador na sociedade com a inteiração com temas nacionais, como sustentabilidade, análise do cenário econômico nacional com impacto nos municípios, reforma eleitoral.

As ações de integração do mandato com comunidade se dará através de Troféu Destaque Nacional da UVB, que irá premiar iniciativas positivas de Câmaras e Vereadores, também vamos debater saúde, educação, mobilidade, segurança, turismo e demais áreas que compõem a estrutura do Governo de uma Unidade Federativa. A defesa do municipalismo com legislativo será tema da concentração em frente ao Congresso Nacional.

JUSTIFICATIVA:

As funções que competem à atuação municipal estão previstas na Constituição Federal de 1988. Um município pode formular suas próprias leis, desde que não entrem em conflito com as leis de outras esferas, e têm autonomia para editar suas próprias Leis Orgânicas, ou seja, a compilação dos direitos, poderes e prioridades municipais.

Com isso, damos notoriedade à participação popular, que é a expressão da cidadania ativa e a realização concreta da soberania popular. É um princípio democrático, e não um receituário político, que pode ser aplicado como medida ou propaganda de um governo, sem continuidade institucional. É a possibilidade de criação, transformação e controle sobre o poder, ou os poderes, em vários níveis e instâncias.

E o principal objetivo da UVB é a defesa dos interesses dos municípios, unificando e pontuando as lutas e bandeiras da sociedade, pautando os vereadores do Brasil para assuntos que visem o interesse das comunidades.

Pensando nisso, realizaremos mais uma edição da MARCHA DOS VEREADORES onde os grandes temas da atualidade são debatidos.

O propósito desta Marcha  é capacitar, qualificar e proporcionar ao vereador uma participação efetiva em suas comunidades, bem como, propor uma visão municipalista de temas importantes para serem aplicados em projetos para a população.

A realização da XIV MARCHA DOS VEREADORES vai aproximar cada vez mais a UVB das entidades estaduais, regionais, e principalmente das câmaras municipais de vereadores, promovendo debates e capacitação, defendendo os interesses do municipalismo, e levando à todas regiões brasileiras o conhecimento e a informações aos vereadores(as) e servidores das câmaras municipais.

A Câmara Municipal de São João dos Patos será represetanda na XIV MARCHA DOS VEREADORES pela presidenta da Casa, Rilda Lúcia, e os vereadores: Cidielson, Jardel Miranda e Márcio Kizuera.

COMENTÁRIOS