Offline
MENU
Cheia do Rio Canindé alaga estrutura do Festival de Verão e coloca realização do evento em dúvida em Francisco Ayres (PI)
Por Henrique Sampaio
Publicado em 15/07/2026 10:53 • Atualizado 15/07/2026 11:05
Locais

A forte cheia do Rio Canindé, provocada pelas intensas chuvas registradas durante a madrugada desta quarta-feira (15), inundou completamente a área onde será realizado o Festival de Verão 2026, em Francisco Ayres (PI). O local amanheceu debaixo d'água, com barracas e parte da estrutura montada sendo atingidas pela enchente.

As imagens registradas nas primeiras horas do dia mostram a dimensão da inundação, que tomou conta do espaço destinado ao evento e acendeu um alerta sobre a realização da festa, prevista para acontecer nos dias 19, 25 e 26 de julho.

Diante da situação, a Prefeitura de Francisco Ayres deverá se pronunciar nas próximas horas para informar se o cronograma será mantido ou se haverá alterações em razão da cheia do rio. Até o momento, não foi divulgado um posicionamento oficial sobre possíveis mudanças na programação.

O Festival de Verão é considerado um dos principais eventos do calendário cultural do município e estava em fase final de preparação. A expectativa era de receber milhares de moradores e visitantes, movimentando o turismo, o comércio e a economia local.

A programação anunciada pela prefeitura prevê a abertura no dia 19 de julho, com shows de Pedro e Joilson, Tropykália e Grecya & Ojapa. No dia 25, estão programadas apresentações de Jackson & Letícia, Brilho da Lua, Balancear e Pilera. Já o encerramento, no dia 26 de julho, contará com shows de Sávio Grazz, Heitor Costa e Chacal.

Além das atrações musicais, o evento teria uma ampla estrutura com palco, sistema de som, iluminação, praça de alimentação e esquema de segurança para atender o público.

Antes da cheia, a prefeita Eugênia Nunes havia destacado a importância do Festival de Verão para o município, ressaltando que a festa representa uma oportunidade de fortalecer a cultura, incentivar o turismo e aquecer a economia local.

Agora, a preocupação se concentra na recuperação da área atingida e na possibilidade de o nível do Rio Canindé continuar elevado nos próximos dias. A decisão da administração municipal sobre a manutenção, adiamento ou eventual alteração do Festival de Verão deverá levar em consideração as condições de segurança e a viabilidade da montagem da estrutura após os danos causados pela inundação.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!