Offline
Em 2017, cinco pessoas foram mortas por violência no campo no MA
Estaduais
Publicado em 02/02/2018

Diversas ameças e crimes são registrados anualmente pela Comissão Pastoral da Terra

Segundo dados da Comissão Pastoral da Terra, o Maranhão ainda lidera o número de conflitos no campo. Somente em 2016, 13 pessoas morreram no estado e em pelo menos 75 municípios foram registradas ameaças e emboscadas a trabalhadores rurais, em um total de 400 comunidades. E no ano passado foram registradas cinco mortes no campo.

Esta semana, representantes de 53 famílias que plantavam em uma gleba de terra na região de Luís Rodrigues, discutiram a função social da terra e relataram episódios de violência que ocorriam desde outubro de 2017. Duas pessoas foram presas pelo caso, que está sendo acompanhado por entidades do movimento social e pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos.

A área que abrange a gleba está sendo reivindicada por uma funcionária do município onde a terra fica localizada. Os camponeses decidiram entrar com uma ação de reintegração de posse coletiva.

De volta ao local, os camponeses relembraram o que ficou para trás: casas destruídas, fornos de farinha e roças queimadas. A TV Difusora esteve acompanhando o momento. Confira:

FONTE: TV DIFUSORA

Comentários
Comentário enviado com sucesso!