O senador João Alberto (MDB) perdeu a compostura durante o ato de inauguração de um trecho da BR 135, ocorrida na manhã desta quinta-feira (11) com a presença dos ministros Maurício Quintella (Transportes) e Moreira Franco (secretário da Presidência da República).
O evento ia bem e tranquilo até que o deputado federal Hildo Rocha, aproveitando a presença do governador Flávio Dino, quis politizar o discurso e fazer críticas ao governo do estado – no caso as estradas estaduais. Só que ao ter a reprovação da plateia pela atitude intempestiva, Hildo recuou depois das vaias que levou.
Entretanto, o papelão ficou por conta de João Alberto. Durante discurso do governador Flávio Dino, o senador – que diz ser “90% honesto” e que os maranhenses gostam de morar em casa de taipa – interrompeu a fala de Dino e aos gritos, transtornado, vociferou insultos: “você é mentiroso, vagabundo”.
Surpreso com a atitude nada republicana de João Alberto – que também aos gritos no Congresso fez de tudo para salvar o mandato do senador Aécio Neves – o governador Flávio Dino apenas criticou a falta de educação do senador.
“Nós do Governo sempre recebemos com gentileza e educação aqueles que nos visitam. Somente “coronéis” são chegados a gritos, grosserias e destemperos. Coisas que pertencem ao passado, que não voltará. Esses poucos “coronéis” querem ser donos de todas as obras já realizadas no Maranhão, em todos os tempos. E gostariam de colocar seus nomes familiares em tudo. Só que não podem mais, nem convencem mais. Aí ficam nervosos. Mas isso realmente é uma coisa menor”, disse Flávio Dino após o incidente.
Diferente de Alberto, o ministro Sarney Filho e o senador Lobão tiveram uma postura cortês, equilibrada e respeitosa.
O tom agressivo de João Alberto ao ponto de perder as estribeiras tem razão de ser. Ele deve ser vice na chapa de Roseana Sarney para enfrentar o governador Flávio Dino.