Offline
Paróquia de Uruçuí ameaça suspender o festejo de São Sebastião 2018. Entenda
10/01/2018 11:51 em Nacionais

O pároco Frei Garcia, líder maior da paroquia de Uruçuí emitiu no início da noite desta terça-feira (09) uma Nota Oficial tratando sobre os fatos ocorridos desde a segunda-feira sobre uma postagem na internet e redes sociais pelo blogueiro Antônio Fernandes, mais conhecido como Cobra Choca, que informou que o mesmo não aceitava a instalação de vendedores ambulantes (camelôs) nas imediações da praça Sebastião Leal, centro da cidade.

No documento a paroquia deixa bem claro que, caso a Prefeitura de Uruçuí desobedeça a posição da paroquia irá suspender o festejo de São Sebastião. 

Veja a NOTA na integra:

A PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO EMITE NOTA SOBRE MATÉRIA VEINCULADA EM MEIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL.

A Paróquia São Sebastião, através do seu representante legal, no uso de suas atribuições que lhe competem, vem respeitosamente em atenção a matéria publicada em meio de comunicação, no intuito de informar a cerca de decisão tomada por parte da autoridade do poder executivo, desta cidade, conforme fundamentos de fato e de direito escandidas a seguir:
Vimos informar que, representantes do poder público municipal, já havia nos procurado sobre a possibilidade de montar as barracas dos camelôs no entorno da Igreja. No entanto, já havíamos orientado da impossibilidade da solicitação pleiteada, seguindo as recomendações determinadas nos princípios pastorais estabelecidos no sínodo da Diocese de Floriano e no documento 100 da CNBB ( Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Princípio pastoral 303: Quando a festa do padroeiro coincidir com a festa da cidade ou do povoado, a autoridade eclesiástica procurará dialogar com as autoridades civis sobre a realização da festa. Recomenda-se que haja separação e independência entre os festejos civis e as celebrações religiosas e litúrgicas. Assim, as autoridades agirão com independência e autonomia no âmbito de sua competência. (Sínodo da Diocese de Floriano).
Desde modo, seguindo as orientações da Igreja Diocesana e da Igreja no Brasil (CNBB), viemos por meio desta, informar que, se houver barracos no entorno da Igreja, a festa religiosa será suspensa. Sendo que, durante os dias 11 a 20 não haverá celebrações nas Igrejas da Paróquia.

Uruçui (PI), 09 de Janeiro de 2018

Cordialmente:

Frei Antônio Fernandes Garcia Filho
Pároco



Fonte: Notícias de Uruçuí

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!